Id, Ego E Superego! Entenda as Personalidades

ID, EGO E SUPEREGO

Uma das teorias desenvolvidas por Freud foi sobre a estrutura da personalidade, e ela é constituída por 3 instâncias que formam a psique humana: Ego, ID e Superego.

ID

Estrutura original da personalidade, sendo ela caótica, desorganizada e sem forma e tento todo seu conteúdo no inconsciente. É nesta parte que está nossos desejos, vontades e pulsões primitivas, constituídas pelo desejo de prazer.

Ego

A estrutura que se desenvolve a partir do ID. (Princípio da realidade)
Ao contrário das duas outras instâncias é lógico e racional e tem como função atender e aplacar as exigências feitas pelo ID, preservando a saúde, a segurança e a sanidade. Para Freud o ego se esforça pelo prazer, porém ele fará isso considerando as limitações e oportunidades. O ego então seria a parte da estrutura que controla o ID.

Superego

A estrutura que se desenvolve a partir do Ego. O superego tem função de atuar sob pensamentos do ego. É também a estrutura onde estão os códigos de condutas, os ideais e as inibições, agindo para limitar ou proibir certos pensamentos e atitudes. É nesta parte da estrutura que se encontra o orgulho por um ato nobre e o amor-próprio, como também os sentimentos de culpa e desaprovação.

Para ficar ainda mais fácil de entender, resumimos de forma prática tudo isso e ainda mais informações no vídeo que se encontra no inicio do post. Assista e confira o quanto ainda pode aprender sobre esse assunto.

Atualizado em: 03/02/2021 na categoria: Português