» » Atividade Industrial

Atividade Industrial

A atividade industrial é um tipo de processo de produção no qual a matéria prima, ou seja, o produto retirado em sua forma original na natureza, é transformada em produto final. Essa transformação é feita através de trabalho, que pode ser desempenhado por pessoa ou por máquinas.

Classificação da atividade Industrial

A atividade industrial é classificada de acordo com o tipo de indústria, ou seja, de acordo com o objetivo da produção, podendo ser dividida em indústrias de bens de produção, indústrias de bens intermediários e indústrias de bens de consumo.

  • As indústrias de bens de produção

Também conhecidas como indústrias de base, são aquelas que produzem materiais que vão servir de matéria prima para outras indústrias.

Exemplos são as indústrias responsáveis pela extração de madeira da natureza, que retiram as árvores e transformam em madeiras prontas para a construção ou confecção de móveis, por exemplo, mas sem  que modifiquem muito o estado natural da madeira.

  • As indústrias de bens intermediários

Esse tipo de indústria é aquele que é responsável pela produção de máquinas ou peças de máquinas. Ou seja, elas produzem algo bem diferente da matéria prima, mas que ainda será empregado para a produção de outros produtos, e que não é direcionado ao consumidor final – no caso, todos nós que vamos à loja para comprar.

  • As indústrias de bens de consumo

Essas indústrias sim são aquelas que irão produzir produtos que todos nós compramos, direcionados para o consumidor final. São as indústrias de roupas, calçados, móveis, etc.

Elas podem ser de bens duráveis, que são aqueles que não estragam com facilidade, como casas e carros, ou de bens não duráveis, que são os bens perecíveis, que trocamos muitas vezes ao longo da vida, como alimentos e produtos de beleza.

A importância da atividade industrial na economia

A atividade industrial é extremamente importante para a economia de um país, pois através dela é que tudo o que precisamos para viver é produzido.

Se a indústria nós não teríamos casas, roupas, automóveis, comida, brinquedos… É através da indústria que o homem conseguiu se desenvolver e progredir com a tecnologia.

Além disso, ela gera muitos empregos, movimentando a economia de forma a dar dinheiro para que as pessoas possam ter maior poder de compra para alimentar a indústria, criando um ciclo positivo.

Os impactos negativos da atividade industrial no meio ambiente

Apesar de muito boa por um lado, a atividade industrial pode gerar diversos problemas, como vem acontecendo recentemente no mundo.

Um dos maiores problemas relacionados à atividade industrial é a poluição, tanto através de gases e fumaças, como através de líquidos e sólidos despejados nos rios e mares através do esgoto.

Atualizado em: 23/07/2018 na categoria: História Geral