Atividades para Crianças autistas

O Autismo não é um bicho de sete cabeças quando entendemos aquilo que pode ajudar na formação das crianças que o possuem, fazendo assim com que tenham uma melhor qualidade de vida tanto em sala de aula quanto fora dela.

Assim, reunimos abaixo diversas opções bem interessantes de Atividades para Crianças autistas que podem ajudar bastante ao longo do processo de aprendizagem, olha só:

Atividades lúdicas para Crianças com autismo

Em um primeiro momento, podemos pensar em atividades lúdicas a serem feitas com crianças autistas. Essas são opções que simultaneamente conseguem trabalhar importantes habilidades e soam divertidas, conseguindo chamar a atenção dos alunos.

Entre muitas possibilidades, fica a sugestão de usar tintas para desenhos em telas. Essa é uma maneira de estimular a criatividade, além de descobrir o resultado de misturas com cores. O quadro ainda pode ficar como uma lembrança para elas!

Outra ideia envolve um momento mais tranquilo onde a concentração pode ser trabalhada, estou falando da contação de histórias. É um momento onde todos os alunos podem participar para seguir com o conto da maneira que preferir, inclusive criando personagens ou usando aqueles que mais gostam.

Veja Também: Jogo da Memória para imprimir

Como fazer Atividades adaptadas para alunos com autismo?

O principal desafio para atividades com autistas é manter a atenção deles. Nesse sentido, além das atividades lúdicas que citamos acima, há outras maneiras de criar adaptações eficazes para os exercícios.

Dentre as principais delas, estão as seguintes:

  • Poucos exercícios a cada página;
  • Inserir figuras;
  • Fazer enunciados diretos;
  • Criar estímulos em sala de aula.

Atividades para Crianças autistas

1. A identificação lógica das figuras e suas formas é um detalhe importante para que seja possível trabalhar a parte cognitiva.

2. O mesmo ponto de identificação acontece nessa atividade, onde os animais devem ser reconhecidos a partir de suas sombras e não figuras com todos os detalhes.

3. No processo de alfabetização é importante conhecer o uso das letras. Perceba como a atividade conta apenas com vogais para não confundir a cabeça do aluno.







4. Questões de coordenação também podem ser trabalhadas, assim como o foco e atenção necessários para fazer essa atividade







5. Outra habilidade interessante para ser trabalhada com essas atividades é o raciocínio lógico, inclusive contando com a motivação de jogos.

6. Exemplos do cotidiano também geram interesse e ganham foco. Assim, pode trabalhar assuntos importantes como o corpo humano.

7. Um assunto que pode ser trabalhado de muitas maneiras são as cores. Nesse caso, a atividade é também uma forma de incentivar a escrita.







8. Para encontrar os pares, é preciso concentração e também identificação de características, pontos que devem ser trabalhados desde cedo pelos autistas.







9. Essa é uma outra opção de atividade para o processo de alfabetização. As figuras ajudam muito a manter a atenção dos alunos.

10. Com figuras grandes e poucas questões, fica mais fácil de conseguir manter o foco por tempo suficiente para responder tudo.







Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Atividades