Atividade de Artes para 4º ano

A Arte é parte essencial da nossa vida e, portanto, se mostra também muito importante no currículo escolar. Essa disciplina surge ainda quando somos crianças, o que exige uma maior atenção quanto à maneira de passar o conteúdo.

Nesse sentido, para te ajudar a ministrar essas aulas de forma efetiva, reunimos logo abaixo algumas dicas e também atividades prontas que com certeza podem te inspirar. Olha só nossa seleção de Atividades de Artes para 4º ano:

O que trabalhar em Artes no 4º Ano?

Os assuntos mais recorrentes nesse momento são as conceituações das artes, percebendo tendências contemporâneas e tradicionais, por exemplo. Por isso, esse momento também conta com a visualização de artes renomadas, para exemplificar aquilo que é dito em sala de aula.

Técnicas específicas que possibilitam as manifestações artísticas também são estudadas por consequência, exemplo disso é o pontilhismo, que pode ser abordado de múltiplas maneiras, inclusive nas atividades.

Aliás, sobre as atividades propriamente ditas, é interessante que elas possam explorar a criatividade dos alunos em meio a exemplificações, os inspirando para que possam fazer suas próprias artes com base no assunto que está em questão.

Veja Também: Formas geométricas: Nomes e detalhes

Atividades de Artes para 4º Ano

Para que as aulas não fiquem apenas na parte teórica, separamos atividades que vão te ajudar a explorar os conteúdos em sala de aula e fora dela. Confira:

Além de propor algo a ser feito, essa atividade ainda reforça os conteúdos, ajudando os alunos a resolverem da melhor maneira a questão proposta.

Já essa é uma opção perfeita para ser feita em casa, assim os alunos se divertem, aprendem e ainda percebem o quanto a arte pode fazer parte de muitos dos nossos momentos.

O Abaporu é uma arte clássica e que em grande parte representa o nosso país. Dessa forma, conhecê-la é muito importante, além de pesquisa sobre a autora que marcou o Modernismo no Brasil.

Uma das técnicas mais criatividades de Arte é o Pontilhismo, nessa atividade temos uma breve explicação sobre e também uma proposta a ser desenvolvida pelos alunos.

Nesse caso temos outro artista renomado presente, e admirando uma de suas produções é possível responder muitas perguntas. Como ao longo dessa atividade é esperado o surgimento de dúvidas, o ideal é que seja desenvolvida em sala de aula.

Também é interessante deixar a criatividade dos alunos aflorar, dar certa liberdade para as atividades é uma maneira de contribuir para o interesse na disciplina.

As percepções de tonalidade é um outro aspecto importante, e colorindo uma mesma imagem de formas diferentes é possível se perceber isso de forma muito evidente.

Novas texturas e elementos podem ser agregados em atividades pensadas para serem feitas com toda a turma e com mais tempo livre, o que será divertido e, com a ajuda do professor, poderá ensinar muito.

Outra parte importante é treinar o olhar para interpretar os elementos imagéticos de cada imagem, e um bom treino para isso é um divertido jogo dos 7 erros.

As formas geométricas também tendem a ser estudadas nesse momento, e são fundamentais para a construção de imagem. Nesse sentido, olha só que interessante essa atividade:

Atualizado em: 28/03/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Artes