Atividades sobre o Meio Ambiente

Quanto antes as crianças conseguem entender sobre o Meio Ambiente e a sua importância, mais cedo elas passam a fazer uma diferença positiva no que se refere aos cuidados que devemos ter para com ele.

Diante disso, organizamos abaixo Atividades sobre o Meio Ambiente que já estão prontas para imprimir, além de trazer sugestões de como trabalhar o tema em sala de aula. Siga conferindo para entender:

O que pode ser trabalhado no tema Meio Ambiente?

Além de conceituar o que é Meio Ambiente propriamente dito, ao tratar sobre a temática em questão é possível falar também sobre outras questões ligadas a ela, a exemplo da poluição e sustentabilidade.

Diante disso, é fundamental que os alunos percebam como o assunto está próximo deles, conseguindo se visualizarem diante do Meio Ambiente e com isso percebendo as ações que são necessárias para cuidar devidamente do mesmo.

Dessa forma, será trabalhada a consciência ambiental junto ao assunto em si, que funciona como uma base essencial para temas que serão posteriormente vistos.

Como trabalhar educação ambiental de forma lúdica?

A ludicidade faz com que os alunos possam aprender enquanto se divertem, colaborando assim para que tenham atenção por mais tempo, além de facilitar que o assunto seja internalizado de forma mais simples e natural.

Para isso, a principal sugestão, além da abordagem geral do assunto, é incluir no plano de aula atividades práticas e diferentes que o farão entender sobre o Meio Ambiente em conexão que aquilo que já vendo sendo visto.

Algumas sugestões nesse mesmo sentido, são as seguintes:

• Plantio de feijão com acompanhamento semanal das mudanças;
  • Criação de itens como material reciclável levado pelos alunos;
  • Visita a locais preservados como parques;
  • Apresentação teatral;
  • Contação de histórias.

Atividades sobre o Meio Ambiente

1. A reciclagem é uma das práticas que podem estar presentes no nosso cotidiano como meio de cuidar do meio ambiente. Por isso, deve ser ensinada em sala de aula com bastante atenção.

2. Ainda com relação a reciclagem, é fundamental identificar a forma de descarte de cada material, entendendo a classificação que possuem e a cor identificada na lixeira para ele.

3. Pensando para além da educação infantil, atividades com questões mais elaboradas podem ser propostas de acordo com a faixa etária da turma, inclusive os incentivando a pesquisar mais sobre o tema.

4. Para evidenciar a reutilização dos materiais na prática, eles podem ser usados para preencher a árvore a seguir, exercitando ainda a coordenação motora dos alunos.

5. A turma precisa entender também quais práticas são positivas e negativas para o meio ambiente, entendendo o que devem fazer e aquilo que não é indicado para os cuidados corretos.

6. O que funciona bem são os jogos, gerando uma maior motivação na resolução das atividades. Exemplo disso é o caça-palavras, que pode ser utilizado em diversas fases.

7. Falando em meio ambiente, é natural que também se aprenda sobre a estrutura das plantas, que formam uma grande parte da natureza.

8. Lembra que falamos sobre os jogos? Essa é uma outra possibilidade, onde o labirinto deve levar cada pessoa a lixeira de acordo com o seu caminho.

9. Ao comparar um espaço poluído e outro que vem sendo bem preservado, podemos estabelecer um paralelo entre eles que acaba deixando as diferenças ainda mais notáveis.

10. Caso deseje, pode unir diversas dessas atividades ao longo da unidade, propondo exercícios de maneira constante para a turma, tanto em sala de aula quanto para casa.

Atualizado em: 09/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Ciências