» » Meio Ambiente e Sustentabilidade

Meio Ambiente e Sustentabilidade

Proteger o meio ambiente através da sustentabilidade é essencial para quem quer preservar os recursos naturais não renováveis disponíveis e garantir a qualidade de vida. A sustentabilidade é um conceito importante nos dias atuais, na medida em que defende o uso racional desses recursos, garantindo condições mínimas de sobrevivência para as gerações futuras.

O termo sustentabilidade significa o estudo do funcionamento de todos os sistemas naturais, de forma que eles permaneçam com a sua diversidade e produzam tudo o que seja para que o meio ambiente permaneça em equilíbrio.

Na biologia, significa a capacidade de os ecossistemas se recuperarem da ação do homem e da própria natureza. Hoje em dia, tem sido adotada em conjunto com a noção de desenvolvimento, para garantir que os recursos naturais não sofrerão esgotamento ou escassez.

Logo, a sustentabilidade e o meio ambiente caminham lado a lado.

Dentro da sustentabilidade existe o reconhecimento de que os seres humanos precisam de recursos retirados da natureza para sobreviver, mas a retirada desses recursos deve ser feita de forma que possamos viver em harmonia com a natureza, respeitando o meio ambiente e protegendo-o de danos e de destruição.

Por que a sustentabilidade se tornou uma preocupação?

Hoje em dia vivemos em um mundo altamente consumista, com aglomerados urbanos enormes, e consumimos muitos recursos naturais o tempo todo. Mais do que nós precisamos, e os pesquisadores se deram conta recentemente, mais do que o planeta pode suportar.

Por isso, se discute cada vez mais a importância de sermos sustentáveis, e de criarmos formas de coexistir com o ambiente sem destruí-lo, como forma de proteger a natureza e a nossa própria existência.

O planeta Terra é a nossa casa, e se continuarmos a destruí-lo, nós não teremos onde morar, não é mesmo?

A sustentabilidade é justamente isso: encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento humano tanto econômico quanto tecnológico, e a saúde do planeta e das futuras gerações.

Os três pilares da sustentabilidade

O desenvolvimento sustentável é baseado em três conceitos principais, e só pode acontecer se esses três conceitos forem levados em consideração com a mesma importância e caminharem juntos. São eles:

  • Desenvolvimento econômico
  • Desenvolvimento social
  • Proteção ambiental

Um não pode existir sem o outro, pois não existe sustentabilidade sem um dos seus três pilares.

Desenvolvimento sustentável

A busca pelo progresso humano é compreensível. O que o conceito de desenvolvimento sustentável traz é a necessidade de fazer isso praticando atividades ecologicamente corretas, sem poluir ou degradar o meio ambiente.

O uso consciente dos recursos naturais também é muito importante. Água e energia precisam ser utilizados com cautela. Vale a antiga máxima: “sabendo usar não vai faltar”. Afinal, outras pessoas podem ser afetadas pela escassez desses bens naturais.

Assim, rever os hábitos é fundamental e deve fazer parte da rotina de cada membro da sociedade, que carrega a sua parcela de responsabilidade. É preciso ter a chamada “consciência ecológica”.

Acordos ambientais

A fim de regular a forma como cada país enfrenta a questão ambiental, periodicamente são realizadas conferências entre líderes de algumas nações, sob a coordenação da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nelas, são discutidas as melhores estratégias e ações a serem tomadas, considerando o aspecto ambiental. Reuniões como Conferência de Estocolmo, Rio-92, Rio+10 e Rio+20 são alguns exemplos.

Atualizado em: 04/04/2019 na categoria: Geografia Geral