Atividades de Páscoa para Educação infantil

Muito além dos chocolates a serem recebidos, a Páscoa é um período de significado muito especial que deve ser trabalhado juntamente com as crianças, havendo muitas formas de fazer isso de acordo com cada faixa etária.

Logo abaixo, reunimos ideias prontas de Atividade de Páscoa para Educação infantil para imprimir, além de sugestões para quem também busca por atividades práticas para propor em sala de aula. Siga conferindo:

O que trabalhar na Páscoa na educação infantil?

Ainda que a Páscoa seja uma data de origem religiosa, sua popularidade faz com que possa ser trabalhada de forma ampla, sem que necessariamente limite o acesso ao conhecimento sobre si a crianças que já seguem religiões como a Católica, por exemplo.

Dessa maneira, ao longo da Educação infantil, é possível falar sobre os seus símbolos, incluindo elementos como os famosos ovinhos de chocolate, bem como o coelhinho, propondo uma identificação dos mesmos.

E é claro, se torna interessante explicar o contexto de origem da data, incluindo o significado que ela possui e sua verdadeira importância, que vai muito além dos chocolates, ainda que eles chamem muita atenção.

Quais brincadeiras fazer na Páscoa?

Além das atividades para imprimir que ainda irá poder conferir neste mesmo post, é possível pensar também em brincadeiras para propor atividades lúdicas e práticas diante da chegada da Páscoa, o que é bem legal.

Entre as inspirações nesse sentido, podemos mencionar as seguintes:

• Caça aos ovos;
  • Confecção de ovos coloridos;
  • Fantasia temática;
  • Mímica;
  • Peça teatral.

Atividades de Páscoa para Educação infantil

1. A ludicidade costuma funcionar bastante na Educação infantil, sendo uma maneira de fazer com que as crianças aprendam enquanto se divertem.

2. Para isso, podemos apostar em atividades como essa, que propõe um momento para colorir, exercitando o foco e ainda contribuindo para o desenvolvimento da criatividade.

3. Já nesse exercício, a missão é identificar os pares a partir dos elementos que os fazem ser iguais. É claro que ao longo do tempo destinado para a atividade, pode dar uma ajudinha aos alunos.

4. Buscando exercitar a coordenação motora, as cores desse desenho serão dadas por meio de colagem, feita de maneira guiada conforme a numeração descrita.

5. A atividade a seguir deve ser feita após uma aula prévia, onde os alunos devem ter conhecido os elementos que fazem parte da Páscoa e suas simbologias.

6. Esse é um outro modelo para colorir, podendo ser levado para casa, promovendo interação entre as atividades escolares e o cotidiano da turma.

7. Além disso, pode aproveitar para reforçar assuntos que já estão sendo vistos, como nesse caso onde é proposta uma contagem de cada item ligado a Páscoa.

8. Para preencher o desenho abaixo, será preciso seguir a ordem numérica, havendo a necessidade de conhecer os números e ter atenção ao seguir os mesmos.

9. O ideal é que esses exercícios sejam propostos na semana que antecede a Páscoa, já que assim os alunos já estarão no clima da festividade e poderão entender quando ela ocorrer.

10. De acordo com o tempo disponível, pode inclusive propor mais de uma atividade, havendo ainda a possibilidade de as unir com brincadeiras.

Atualizado em: 24/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas