Atividades sobre a Primavera para Educação infantil

A Primavera é conhecida por ser a estação das flores, momento do ano em que as ruas ficam mais floridas e consequentemente repletas de cores e muita beleza. Na escola, o assunto também pode ser trabalho de uma forma bem legal.

Para te ajudar com isso, reunimos abaixo Atividades sobre a Primavera para Educação infantil, assim poderá imprimir e responder as questões com os alunos, ou apenas ajudá-los a colorir lindos desenhos. Confira:

O que trabalhar sobre a Primavera na Educação infantil?

Há muitas maneiras de falar sobre a Primavera na Educação infantil, inclusive reforçando temas que são importantes no período como a preservação do meio ambiente, além de assuntos como leitura, interpretação textual e escrita.

Como essa é uma estação bastante colorida pode aproveitar de atividades relacionadas a cores para trabalhar o conhecimento sobre elas ou ainda aliar isso com aspectos como a coordenação motora.

É possível incluir unir o assunto com temas matemáticos como a contagem ou reconhecimento dos números, fazendo que hajam diversas possibilidades bastante plurais para marcar a chegada nova estação em sala de aula.

Veja Também: Atividades de Português para 1º ano

Atividades sobre a Primavera para Educação infantil

1. Essa é uma atividade bem legal pensada para que os alunos possam colorir os desenhos, mas a partir das instruções de pinturas é possível que seja possível avaliar o conhecimento deles através dela.

2. Já essa atividade se relaciona mais com o meio ambiente, sendo preciso conhecer alguns dos elementos que as flores precisam para se desenvolver. Assim, é possível despertar também o desejo de cuidar delas.

3. Se tratando do processo de alfabetização, reconhecer as letras e a classe de cada uma delas é essencial! Assim, alguns assuntos gramaticais podem ser trabalhados nesse momento.

4. Ligado a isso, nessa atividade os alunos precisarão escrever o nome de elementos ligados a primavera, exercitando pontos como a caligrafia para essa resposta.

5. Para exercitar a coordenação motora, conhecer novas texturas e colocar em prática a criatividade, essa atividade propõe a ação de colorir o desenho de forma diferente e lúdica.

6. Além da primavera, há outras 4 estações no ano. É claro que é possível fazer atividades associadas a todas elas, mas aproveite o momento para retomar o conhecimento sobre.

7. Nesse caso, é preciso reconhecer os números e valores que representam, pois assim será possível colorir de forma correta e responder a atividade de forma devida.

8. Uma outra opção para colorir com texturas diversas, incluindo cortes e colagens. Para isso você, professor, pode disponibilizar materiais como o papel crepom.

9. Já esse é um desafio que tende a motivar os alunos, e após responder a questão proposta ainda é possível inserir cores para torná-lo ainda mais bonito.

10. Além das atividades impressas deixadas aqui, você ainda pode pensar em apresentações práticas, incluindo peças teatrais e muito mais!

Atualizado em: 05/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas