Atividade com Alfabeto para Educação infantil

As atividades são muito importantes para o sucesso do processo de aprendizagem, servindo para treinar aquilo que é visto durante as aulas, fixando o assunto e também podendo perceber o surgimento de possíveis dúvidas.

Sabendo disso, reunimos logo abaixo diversas opções de atividade com alfabeto para educação infantil. Vale a pena conferir e escolher as melhores para completar o seu plano de aula, olha só:

Como trabalhar o Alfabeto de forma lúdica?

Como estamos falando da educação infantil, período em que os alunos costumam ter entre 3 e 5 anos de idade, o ideal é que os assuntos sejam trabalhando de forma lúdica. Nesse sentido, há possibilidades bem legais para ensinar o alfabeto.

Assim, é possível utilizar músicas e até mesmo desenhos animados que possuem uma finalidade educativa, chamando a atenção dos alunos e fazendo com que o assunto seja melhor fixado. Além disso, nas atividades impressas, usar desenhos e uma linguagem mais fluída são ótimas opções.

Veja Também: Atividades com Letras de A a Z

Atividades com Alfabeto para Educação infantil

Abaixo, confira as atividades prontas que já separamos para serem utilizadas:

Conhecer as letras é muito importante, mas também entender o uso delas em cada palavra de acordo com a sonoridade.

Já nessa atividade, todo o alfabeto se faz presente, basta completá-lo e mostrar que conhece todas as letrinhas.

Para treinar a escrita das letras, elas foram organizadas aqui de forma pontilhada. Uma atividade simples, mas muito importante!

A ordem e posicionamento das letras são importantes para completar essa atividade, que pode até mesmo ser enviada para ser feita em casa.

Que tal estudar as letras individualmente? Essa é uma atividade especialmente com a letra C, mas a segunda questão já inclui outras letras do nosso alfabeto.

Focada nas vogais, essa é uma ideia lúdica e divertida, onde podemos pensar sobre os animais e seus nomes.

Perceba como as crianças compõem o visual dessa atividade, a tornando lúdica e assim deixando a ideia muito mais bonita e interessante para crianças.

Outro detalhe importante é reservar um tempo para corrigir as respostas com toda a turma, otimizando o tempo e tirando dúvidas.

Será que os alunos conseguem descobrir que animal é esse e como escrever seu nome? Com certo desafio, essa opção com certeza ganhará o foco dos alunos.

Outra ideia para selecionar as letras de acordo com seu som, uma forma mais fácil de entender a diferença entre elas e seus respectivos usos.

Atualizado em: 25/03/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização