Atividade para Educação infantil

O período denominado de Educação infantil é o primeiro momento de contato das crianças com o desenvolvimento escolar de fato, momento que vai até, em média, os 5 anos de idade. E claro, diante de sua importância é necessário pensar também em como guiar as aulas.

Nesse sentido, é interessante pensar em ideias de Atividade para Educação infantil que exercitam o pensamento e fixam o conhecimento obtido. Nesse sentido, confira dicas e opções prontas logo mais abaixo:

Quais Atividades para trabalhar na Educação infantil?

Há muitas atividades que podem ser trabalhadas ao longo da Educação infantil, tanto impressas quanto práticas, sendo possível trabalhar a criatividade das crianças de ambas as formas, além de explorar melhor o conhecimento que é transmitido ao longo das aulas.

Assim, o que pode te ajudar bastante é pensar em ideias mais voltadas para a ludicidade, pois nessa faixa etária as brincadeiras ganham um maior destaque, tendo o interesse das crianças e fazendo com que possam manter o foco por mais tempo.

Dessa forma pode pensar em opções como pintura, apresentações teatrais, jogos de tabuleiro e fantoches, além de tantas outras possibilidades.

Veja Também: Atividade com Alfabeto para Educação infantil

Importância das Atividades na Educação infantil

É fundamental que desde cedo os alunos possam entender a escola como um espaço de adquirir conhecimento e desenvolver o seu lado cognitivo, principalmente por isso é que são fundamentais as atividades mesmo na educação infantil, quando as crianças ainda são bem novas.

Aliás, é nesse mesmo momento que se constrói a base da educação formal, sendo o primeiro contato com a mesma. Ou seja, é uma forma de já trabalhar aspectos positivos como a coletividade, o foco e a prática de estudar.

É também uma forma de valorizar a individualidade das crianças e incentivar práticas criativas. Todos esses fatores, em conjunto, fazem muita diferença a curto e longo prazo.

Atividade para Educação infantil

1. Essa é a etapa inicial da alfabetização, onde as crianças estão se familiarizando com as letras e devem estar sempre as utilizando para absorver o conhecimento da forma esperada.

2. Em atividades ligadas ao alfabeto, você pode começar trabalhando as vogais, um grupo menor de letras que ajudam as crianças a terem um maior foco em primeiro momento.

3. Associar o conhecimento das letras e palavras com ações mais lúdicas como a pintura é bem interessante, sendo uma forma divertida de exercitar o conhecimento.

4. O desenvolvimento corporal também está associado ao cognitivo nesse período, ou seja, atividades que envolvam colagens são bem-vindas para exercitar esses aspectos em conjunto.

5. Além das letras, os números são igualmente vistos com recorrência nesse período da educação infantil. Por isso, exercícios envolvendo contagens devem ser passados aos alunos.

6. Reconhecer a figura dos números e o valor que eles simbolizam não é tão simples no começo, mas iniciando por tarefas simples como essa poderá ter bons resultados.

7. A interpretação de imagem é um ponto importante para a evolução cognitiva das crianças, então pode buscar exercitar isso com atividades simples, incluindo itens já conhecidos por elas no dia a dia.

8. Mais um exemplo de como detalhes lúdicos podem ser incluídos em tarefas corriqueiras. Nesse caso, identificar as quantidades representadas por cada número é a intenção.

9. Para que sejam respondidas em casa, as atividades podem ter um maior número de questões, inclusive propiciando um momento de aprendizado entre alunos e responsáveis.

10. Já para atividades que envolvem recortes e colagens, o ideal é que seja feito em sala com uma tesoura sem ponta e com a constante supervisão da professora.

Atualizado em: 17/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização