Atividades de Matemática para Educação infantil

Um dos assuntos mais importantes em nosso cotidiano e também para o desenvolvimento de outros temas em um momento posterior, a Matemática precisa ser trabalhada com atenção para que cause medo, mas sim aproxime os alunos.

Pensando nisso, organizamos abaixo Atividades de Matemática para Educação infantil que já estão prontas e podem ser utilizadas por você. Mas é claro, também trouxemos algumas dicas que podem fazer a diferença na organização de suas aulas, confira:

O que se trabalha em Matemática na Educação Infantil?

Durante a Educação infantil tanto a Matemática quanto outras disciplinas são trabalhadas de forma a dar uma base para os alunos dos seus temas mais gerais de estudos, não ocorrendo uma grande profundidade no que diz respeito aos temas.

Com isso, durante esse período escolar, é comum que se inicie trabalhando o conhecimento sobre os números tanto em sua imagem quanto na forma por extenso dos mesmos, já que esse assunto sempre será usado na vida.

A partir disso, é importante exercitar a concepção de valor pelo que cada número representa, trabalhando também a partir disso a ordem dos mesmos onde os valores interferem na colocação correta de cada número.

Nesse momento, os alunos passam a conseguir fazer contagens de itens para visualizar melhor o uso do conhecimento que está sendo trabalhado, o que é importante também como uma maneira de incentivo aos estudos.

Em alguns casos, problemas matemáticos simples de adição também podem começar a serem vistos, contando sempre com o auxílio do professor.

Veja Também: Atividades de Subtração

Como trabalhar a Matemática de forma lúdica na Educação Infantil?

Os jogos são atividades que tendem a funcionar muito bem ao longo da educação infantil e podem ser facilmente associados a Matemática, sendo exemplo disso os jogos de tabuleiro onde as crianças podem jogar os dados, mover a peça de acordo com a quantidade correta e responder a comandar como o de “volte 2 casas”.

Inserir os alunos em situações cotidianas onde precisam usar a Matemática também é algo interessante, por isso pode usar contextos como uma visita ao mercado para que eles entendam melhor a importância dos valores.

Atividades de Matemática para Educação infantil

1. Fazer desenhos é algo que consegue chamar a atenção das crianças, assim elas precisarão desenhar nesse caso com base nos números inseridos na atividade.

2. Já nesse caso os desenhos estão prontos, mas após chegar na resposta correta as crianças poderão ir para a etapa de colorir a atividade.

3. Usar a experiência pessoal dos alunos é uma forma importante e bem legal de aproximá-los dos assuntos estudados. Nesse caso, todos vão ter espaço para falar de si.

4. Dessa forma, de modo lúdico e divertido, as atividades poderão ser trabalhadas tanto em sala de aula quanto em casa, havendo a possibilidade de enviá-las em alguns dias da semana.

5. Mas de toda maneira é importante que pense em atividades curtas com 1 até 3 questões, pois isso tende a facilitar o aprendizado nesse estágio inicial do mesmo.

6. Com isso, é possível também perceber se o assunto está sendo devidamente compreendido, já que a partir da percepção de dúvidas pode trabalhar para que elas sejam respondidas.

7. Justamente para acabar com dúvidas é que todas as atividades precisam ser corrigidas com a turma, gerando um espaço de participação e perguntas por parte dela.

8. Nas primeiras atividades, é interessante que o professor circule pela sala percebendo os alunos que mais possuem dúvidas para ajudar a entenderem o que se pede.

9. Há ainda os modelos básicos de adição, onde já é montado um formato para facilitar o cálculo, facilitando bastante o impedimento da questão.

10. São muitas as possibilidades e elas conseguem incluir todos os assuntos relevantes do período, colaborando para que exercitem aquilo que vem sendo aprendido.

Atualizado em: 20/09/2023 na categoria: Matemática