Atividades de Português para 1º ano

Além das aulas expositivas, é fundamental que insira também no plano de aula atividades que fazem com que os assuntos possam ser devidamente fixados. Por sinal, esse também é um bom momento para perceber dúvidas e saná-las.

Sabendo disso e buscando facilitar a organização das aulas, reunimos abaixo Atividades de Português para 1º ano prontas para imprimir, além de dicas que podem te ajudar a ministrar tais aulas. Confira:

O que ensinar em Português no 1º ano?

O processo de alfabetização é oficialmente finalizado no 2º ano, ou seja, ainda no 1º ano os temas ligados ao assunto seguem sendo trabalhados. Para isso, o reconhecimento de letras e a própria escrita se torna a base dos assuntos vistos.

Com isso, são ensinados temas como o conhecimento do alfabeto, ordem alfabética, concordância e a grafia em si, já que além de saber o nome de determinados itens, é fundamental que já se saiba escrever o nome deles.

Dessa forma, as atividades podem ajudar professores em sala de aula ou com reforço escolar, além de poderem ser enviadas para casa com a intenção de criar um momento a mais de estudos além da escola em si.

Veja Também: Atividades de Produção de texto para 1º Ano

Atividades de Português para 1º ano

1. Nessa atividade, a ideia é que os alunos possam organizar a lista proposta com base na ordem que as letras estão em nosso alfabeto.

2. Exemplos do nosso próprio cotidiano também causa interesse e mostrando a aplicação prática de determinados assuntos. Assim, os alunos vão precisar escrever o nome de alguns itens comuns na escola.

3. Já essa é uma boa opção para quando dispor de pelo menos duas aulas livres, pois a ideia é justamente que haja interação entre os alunos para resolver a questão proposta.

4. Reconhecer as letras em diferentes situações também é essencial. E é claro, se alguma dúvida surgir, vai ser um bom momento para uma revisão, mesmo que breve.

5. Após identificar os desenhos, será hora de buscar o nome de cada um deles. Essa é uma atividade que costuma causar bastante motivação na turma.

6. Figuras do nosso cotidiano já são conhecidas pelo nome, mas agora é o momento de mostrar que sabe também como ele é escrito.

7. Exercitar a escrita em si também é importante, dessa maneira será ainda possível treinar para obter uma melhor caligrafia.

8. Nessa atividade a escrita será igualmente importante mas de forma mais simples, somente a partir das inicias de cada nome.

9. A partir do conhecimento dos itens, podemos organizar as letras para formar seu nome. Aliás, é uma forma de já perceber a divisão silábica.

10. É interessante que ao menos algumas das atividades sejam resolvidas em casa, criando de forma natural o costume de estudar para além da escola, o que faz com que os assuntos sejam melhor fixados.

Atualizado em: 10/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português