» » Biodiversidade Brasileira

Biodiversidade Brasileira

O Brasil é o país que possui a maior biodiversidade do planeta, possuindo em seu território cerca de 20% do número total de espécies da Terra. A grandeza da biodiversidade brasileira deve-se à variedade climática do país e a sua grande extensão territorial, que conta com 6 biomas: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica, onde se concentram o maior número de espécies, Caatinga Pantanal e Pampa.

Com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o Brasil ocupa grande parte da América do Sul. O clima úmido da Região Norte, o semiárido do Nordeste e as áreas temperadas do Sul são exemplos da diversidade de seus climas, que com certeza propiciam a ocorrência de diversos ecossistemas e de biomas diferentes, refletindo a enorme riqueza da flora e da fauna brasileira.

O Brasil fica em primeiro lugar quanto à biodiversidade vegetal e também possui o maior número de espécies catalogadas de mamíferos, peixes, anfíbios e plantas angiospermas. Também possui boa parte da porcentagem mundial de insetos, fungos, briófitas e pteridófitas.

A sociobiodiversidade brasileira também é ampla, pois conta com uma representação de mais de 200 diferentes tipos de índios e com diversas comunidades, como quilombolas, caiçaras e seringueiros.

Biodiversidade brasileira e economia

Nosso país possui uma quantidade muito grande de espécies de plantas que são endêmicas e possuem importância mundial, como o amendoim, abacaxi, castanha do Pará ou do Brasil, a mandioca, o caju e a carnaúba.

Mas apesar disso, as atividades econômicas do país ainda se baseiam, em sua maioria, no manejo de espécies exóticas, como a cana-de-açúcar, café, arroz, soja, laranja, trigo, eucaliptos, bovinos, equinos, capim, peixes e abelhas, todos provenientes de outros países.

É possível perceber que faltam estudos sobre o aproveitamento de nossa biodiversidade, de como a nossa fauna e flora podem contribuir ainda mais para o desenvolvimento econômico do país. Mas mesmo assim, o setor de agroindústria baseada na biodiversidade brasileira é responsável, sozinho, por 40% do PIB Brasileiro, o setor florestal equivale a 4% do PIB e o pesqueiro, 1%. As mercadorias da biodiversidade são responsáveis por 31% das exportações brasileiras.

Qual é a importância da biodiversidade brasileira?

Conservar a biodiversidade brasileira traz muitos benefícios para o nosso país e para o mundo. É ela a responsável por estabilizar e manter o equilíbrio dos ecossistemas e propiciar potencial para o desenvolvimento de atividades econômicas.

A biodiversidade não possui apenas valor ecológico, mas também educacional e cultural. Agrega valor a diversas áreas do conhecimento e beneficia todo o país e o mundo.

Atualizado em: 20/07/2018 na categoria: Biologia