» » O que foi o Bloqueio Continental?

O que foi o Bloqueio Continental?

O bloqueio continental foi o bloqueio imposto por Napoleão Bonaparte ao comércio de todas as nações europeias com a Inglaterra, com o intuito de enfraquecer a economia desse país e reduzir seu poder no continente europeu.

O que motivou o Bloqueio Continental?

O bloqueio continental foi parte da estratégia de governo de Napoleão para reduzir o domínio da Inglaterra sobre a Europa e destruir sua economia, com o objetivo de acabar de vez com a monarquia e consolidar os ideais disseminados pela Revolução Francesa.

Além disso, Napoleão deseja expandir o controle francês sobre o continente, através de guerras e da dominação sobe os outros países. De fato, durante seu governo, a França se tornou a maior potência da Europa, e permaneceu assim por muitos anos.

O Bloqueio Continental foi imposto no período conhecido como a Terceira Coligação das Guerras Napoleônicas, no início dos anos 1800.

Os reflexos do Bloqueio Continental no Brasil

Na época do Bloqueio Continental, o Brasil ainda era colônia de Portugal. O governo português recusou seguir os termos do bloqueio, pois sua economia era muito dependente da relação comercial mantida com a Inglaterra.

Como Napoleão necessitava que todos os países aderissem ao seu embargo, para que este funcionasse e tivesse o efeito desejado, ele ameaçou invadir Portugal. Temendo por sua segurança, a família real escapou para o Brasil.

A vinda da família real para o Brasil desencadeou um processo que culminou na independência do Brasil e faz parte diretamente da nossa história.

Atualizado em: 04/10/2018 na categoria: Destaque