» » O Que foi a Revolução Francesa?

O Que foi a Revolução Francesa?

A revolução francesa foi um momento marcante na história da nossa sociedade, correu entre os anos de 1789 e 1799 e ficou marcada principalmente por uma grande e constante movimentação política e social que culminou em importantes avanços para o mundo ocidental como o fim do absolutismo.

O absolutismo regente na realeza francesa era bastante opressor e prendia pessoas que manifestassem ações políticas que os desagradavam, esses presos políticos ficavam na prisão de Bastilha, localizada em Paris, foi nessa prisão que começaram as primeiras revoluções que culminou na queda de Bastilha e consequentemente o enfraquecimento dão a realeza, tornando-se então um dos principais motivadores da revolução que se instaurava na França.

Características da revolução francesa

A revolução francesa ficou caracterizada principalmente por ser um movimento que extrapolou as divisas francesas, se disseminou por toda Europa e América interferindo assim em todo mundo ocidental.

Apesar de ser um movimento caracterizado pela ação da burguesia contra o absolutismo que reinava nessa época, teve ajuda de vários movimentos de seguimentos diferentes da sociedade que já não suportavam as injustiças da realeza absolutista.

Causas da Revolução Francesa

Diante dos problemas enfrentados pela civilização francesa na época e o fracasso eminente do sistema absolutista a revolução era necessária para o estabelecimento de uma nova ordem que fosse mais justa e prezasse principalmente a liberdade da burguesia.

Uma das principais causas das revoluções era a questão econômica, a França se encontrava em grave crise, com colheitas de péssima qualidade. Havia também uma causa intelectual, era necessário a liberdade dos ideais iluministas para que lutassem contra as desigualdades sociais que assolavam o continente. Outra causa era a política, várias nações europeias buscavam a modernização e se aproximava dos ideais iluministas, a França era tomada pelo absolutismo opressor, sem espaço par a liberdade.

Atualizado em: 05/01/2019 na categoria: História Geral