Brincadeiras Folclóricas: Veja ideias do que Fazer

Chamamos de Brincadeiras Folclóricas aquelas que acompanham diferentes gerações e passam a fazer parte da nossa tradição, tratando-se de práticas que tivemos enquanto crianças e que provavelmente seguirão sendo perpetuadas pelos nossos filhos e netos, por exemplo.

Por conta disso é comum que você já tenha brincado com elas, mesmo que ainda não conhecesse essa denominação. Então, para tirar a dúvida, separamos exemplos dessas brincadeiras logo abaixo para que possa conferir:

Cabra-cega

A Cabra-cega é uma brincadeira onde um grupo de crianças escolhe uma delas para ser vendada, o tornando responsável por encontrar os outros amiguinhos sem enxergar nada, sendo importante trabalhar de forma mais atenta os outros sentidos como a audição.

Antes da brincadeira ser iniciada, ainda é comum que ele seja girado para que não tenha noção do lado de cada coisa, assim o desafio se tornar ainda maior e claro, muito mais divertido.

Dança das cadeiras

Já no caso dessa brincadeira, o desafio é conseguir sentar antes dos outros coleguinhas. Nesse caso, todos giram em torno da cadeira dançando enquanto uma música toca, mas é quando a música é interrompida que devem ser ágeis.

Isso porque é nesse momento que devem sentar rapidamente na primeira cadeira que verem. Quem não conseguir sentar é eliminado e leva uma cadeira consigo, dando seguimento a brincadeira até que haja um vencedor.

Batata quente

Outra brincadeira bastante divertida da qual gosto muito é a Batata quente! Nela a intenção é que os participantes formem um círculo, passando um para o outro um item previamente escolhido para simbolizar a batata.

Antes do seu início, uma criança é escolhida para ficar de costas para o grupo cantarolando batata quente, escolhendo em qualquer momento falar “queimou”. Quando a palavra for dita, quem estiver com o objeto é eliminado.

Nesse caso a brincadeira ainda não é finalizada, tendo continuidade até que reste um vencedor.

Cabo de guerra

Voltado para crianças maiores por exigir certa força das mesmas, o Cabo de guerra é uma brincadeira onde grupos com o mesmo número de participantes são divididos em lados opostos de uma corda.

É uma prática em grupo onde vence a equipe que conseguir demonstrar mais força que os seus adversários. Para isso, é preciso ultrapassar uma linha marcada antes do começo da brincadeira a partir da força que faz puxar o outro grupo.

Queimada

E é claro que entre as brincadeiras folclóricas também têm aquelas que fazem o uso da bola, sendo exemplo disso a Queimada. Nesse jogo, duas equipes se dividem em áreas diferentes do campo, tendo como principal intuito acertar os membros da equipe adversária.

Assim, quando a bola toca o corpo de alguém, dizemos que essa pessoa foi queimada. A partir disso ela é eliminada e um time vence quando não restarem oponentes na outra equipe.

Esconde-esconde

Considerada uma das mais conhecidas brincadeiras folclóricas, o Esconde-esconde é bem simples e basta ter um grupo de crianças para acontecer, sem a necessidade de itens externos além de um lugar com possibilidades de esconderijos.

Ela acontece quando uma criança é escolhida para contar até o número decidido de costas e com olhos fechados. Durante a contagem, as outras crianças buscam locais onde se esconder. Com isso, a pessoa que estava de costas passa a buscar pelos coleguinhas.

Atualizado em: 24/10/2023 na categoria: Exemplos