Capitalismo x Socialismo: Saiba o significado, diferenças e vantagens

Antes de abordamos as diferenças entre o Capitalismo e o Socialismo é bom deixar claro que ambos são sistemas político-econômicos que surgiram a partir do mundo bipolar, onde o Capitalismo era representado pelos Estados Unidos e o Socialismo pela União Soviética.

O Capitalismo

Ele surgiu com a transição do período medieval para o período moderno na Europa, onde o escambo (troca de mercadorias) foi substituído pelo método de comercialização de troca e venda. Porém o capitalismo como conhecemos hoje, ou seja, o capitalismo industrial só chega a sua ascensão após a revolução indústria.

Neste período o capitalismo trouxe um progresso econômico grande aos países envolvidos, porém com esse avanço econômico também surge a desigualdade (proletariado x burguesia). Essa desigualdade acabou por gerar muitos debates e revoltas por parte da sociedade.

Foi a partir daí que surgiu os três pensadores da corrente socilista conhecida como socialismo utópico, bem como o surgimento da a ideologia do Socialismo científico, a partir de Engels e Karl Marx.

O Socialismo

Socialismo Científico: Surgiu como uma forma de acabar com essa desigualdade criada pelo capitalismo, através da luta de classes e da coletivização dos meios de produção.

Socialismo Utópico : Também surge para acabar com a desigualdade porém na total transformação da sociedade de forma pacífica, sem a necessidade da luta armada, que seria promovida pela luta de classes e pela revolução proletária.

A diferença entre o socialismo utópico e cientifico é que o utópico enxergavam a industrial como um meio de desenvolvimento econômico que poderia melhorar as condições de vida da população, enquanto o científico defendia o fim do capitalismo como um todo.

Diferenças entre Capitalismo e Socialismo

Governo Capitalista: Não assume o papel de uma autoridade pública coerciva e centralidade. O controle do mercado desempenhado pela livre concorrência a competição.

Governo Socialista: Tem o dever de coordenar a produção a favor das necessidades sociais, ou seja, o mercado é um monopólio por parte do estado.

Trabalhadores Capitalista: São pagos somente como força de trabalho. O excedente vai para o capitalista. O trabalho é um direito.

Trabalhadores Socialistas: O tempo de trabalho é menor e os salários maiores, pois a população empregada é muito grande. O trabalho é um dever universal.

Sociedade Capitalista: Dividida em classes.
Sociedade Socialista: Não possui distinção de classes.

Vantagens e Desvantagens do Capitalismo e Socialismo

Vantagens do Capitalismo:
Escolha do consumidor; Eficiência da economia; Crescimento expansão econômica.

Desvantagens do Capitalismo:
Monopólio de poder; Desigualdade; Recessão e desemprego.

Vantagens do Socialismo:
Necessidades atendidas; Mobilização de mercadorias; Mais igualdade.

Desvantagens do Socialismo:
Falha histórica; Custo caro; Menor inovação e crescimento.

Atualizado em: 04/12/2020 na categoria: Destaque