» » O que é Capitalismo?

O que é Capitalismo?

O capitalismo é um sistema social e econômico que tem como preceitos a propriedade privada e o acúmulo de capital. Seu surgimento aconteceu na transição da idade média para a idade moderna, com a queda do sistema feudal e a ascensão da burguesia.

O termo capital tem origem no latim “capitale”, que quer dizer cabeça. Afinal, as cabeças de gado eram uma importante medida de riqueza na antiguidade.

É o sistema econômico mais adotado em todo mundo na atualidade.

Fases do capitalismo

Embora com diferentes mudanças, sempre esteve pautado pelo lucro. No entanto, esse sistema foi marcado em três principais etapas:

  • Capitalismo comercial (mercantil): aconteceu dos séculos XV ao XVIII, época de transição do feudalismo para o capitalismo. Como o poder estava concentrado nas mãos do rei e da burguesia recém-surgida, toda a sociedade europeia experimentou uma importante mudança. A terra não era mais a principal fonte de riqueza, tornando-se um bem comercializável, como qualquer outro. A ideia era o acúmulo de capital, balança comercial favorável e conquista de colônias.
  • Capitalismo industrial (industrialismo): teve início com a Revolução Industrial, no século XVIII. É a época de transformação do sistema de produção. As grandes escalas de produção substituem o processo outrora artesanal, em baixas quantidades. Por isso, desenvolver o sistema fabril de produção passa a ser o foco principal. Como era necessário ter pessoas para trabalhar nas fábricas, surge o conceito de classe operária.
  • Capitalismo financeiro (monopolista):com início no século XX, consolidando-se na Primeira Guerra Mundial, e em vigor até os dias de hoje, a ideia central por trás do capitalismo financeiro é a exploração da mão de obra do trabalhador. Bancos, empresas e grandes corporações – que dominam o mercado – são o que sustenta esse modelo.
  • Capitalismo informacional:na era da globalização, alguns estudiosos, como o sociólogo espanhol Manuel Castells, defendem que o mundo passa por uma nova etapa do capitalismo, o capitalismo informacional, que seria um complemento do capitalismo financeiro. É uma época marcada pelo uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs), como computadores, telefones digitais, robótica e internet. Seu início é cercado de controvérsias, mas alguns defendem o período pós-guerra e outros a década de 80.

Críticas ao capitalismo

Um dos pontos negativos desse modelo econômico é a acentuação das desigualdades sociais, já que acaba favorecendo quem tem mais poder aquisitivo. O bem social, o lucro e o meio ambiente também são deixados de lado, em nome da obtenção do lucro.

Atualizado em: 05/12/2018 na categoria: História Geral