» » Conflitos Étnicos

Conflitos Étnicos

O conflito étnico é um combate cuja motivação principal está ligada a religião, questões territoriais, culturais ou políticas.

Historiadores afirmam que os conflitos étnicos são muito antigos na história da humanidade, tornando-se responsáveis pela destruição de povos como os Neandertais. Com o decorrer da história, conflitos étnicos causaram muitas mortes em períodos como a Idade Média, a Segunda Guerra e as Trincheiras.

Um exemplo bastante prático é a chegada dos Espanhóis à América, marcada pelo genocídio de cerca de 70 milhões de nativos. Nesse caso, as diferenças culturais marcantes foram as responsáveis pelo conflito.

Conflitos étnicos na África e no Mundo

O continente africano é bastante conhecido pelos conflitos externos e internos. Trata-se de um país bastante explorado internacionalmente, além dos malefícios trazidos pelos conflitos entre povos locais.

A exploração capitalista internacional tem um papel marcante nesse processo, pois durante as divisões feitas para exploração, houve um desrespeito notório para com as diferenças culturais daqueles povos. Sendo assim, as potências locais acabaram por colocar povos rivais em regiões muito próximas, contribuindo para uma instabilidade econômica e política.

O Genocídio de Ruanda, os conflitos no Chifre da África e na Nigéria são bastante conhecidos pela sua magnitude e danos causados.

A nível mundial, podemos citar o Conflito Étnico na Caxemira, causado por conflitos religiosos advindos do fim do imperialismo inglês na região, os conflitos na Indonésia, causados por uma imposição religiosa dos muçulmanos para com os cristãos e caso do Quebec, no qual há um conflito cultural entre França e Inglaterra, principalmente nas questões linguísticas.

Conflitos Étnicos na Atualidade

Um dos principais conflitos étnicos da atualidade aconteceu em Ruanda – África, onde povos Hutus e Tutsi se enfrentam pelo domínio da região. Entre 1959 e 1961, houve um conflito entre os Tutsi, que até então dominavam a região, e os Hutu, que estavam em maioria.

Os Hutu venceram o conflito, o que fez com que a região de Ruanda deixasse de ser uma colônia da Bélgica, e passasse a ser reconhecida como uma República Independente dos Hutu.

Outro conflito famoso é entre os Palestinos e Israelenses, porém dessa vez trata-se de um conflito religioso. As terras são consideradas sagradas por ambos os povos – palestinos e israelenses –, sendo que os palestinos já residiam na mesma, porém os povos israelenses reivindicaram a região por acreditar que se trata da “Terra Prometida”.

Houve uma tentativa de intervenção da ONU, que optava por dividir as terras entre os dois povos, porém não funcionou e os conflitos étnicos perduram até hoje.

Atualizado em: 18/02/2019 na categoria: História Geral