Continente Africano – Resumo

O continente africano conta com 54 países independentes e é o segundo país mais populoso da terra, possuindo cerca de um sétimo da população de todo o planeta. O continente africano é, também, o terceiro continente de maior extensão da Terra, com uma área que abrange cerca de 30 milhões de km², cobrindo aproximadamente 20,3% da Terra.

Entre 30 países mais pobres do mundo, ao menos 21 são africanos. De forma geral, o continente é pobre e subdesenvolvido. A maioria da população vive na zona rural (63%). A separação entre a África e a Europa é feita pelo Mar Mediterrâneo e todo o continente está sob uma placa tectônica exclusiva.

Os países mais desenvolvidos da região são a África do Sul, Egito, Marrocos, Argélia, Tunísia e Líbia.

Quadro Físico do continente africano

O relevo é formado principalmente pelos planaltos. A altitude média chega a mais de 750 metros. Ao redor dos planaltos estão as depressões. Nestas os rios circulam, e também os lagos e muitas bacias hidrográficas. Entre os principais rios estão Nilo, Congo, Chade, Níger, Zambeze, Limpopo, Cubango e Orange.

No Leste africano há uma grande falha geológica, devido à existência de vulcões no passado. Pelas elevações de terra existem dois grandes conjuntos:

1. Cadeia do Atlas;
  2. Cadeia do Cabo.

Clima do continente africano

• Equatorial (quente e úmido): na região centro-ocidental;
  • Desértico: Saara e Calaari;
  • Mediterrâneo (chuvas presentes na primavera e outono): extremidade setentrional e da extremidade meridional do continente;
  • Tropical: presente em quase toda a África, entre o centro e o sul.

Vegetação e Fauna do Continente Africano

Onde há clima equatorial, estão as florestas equatoriais. Na parte setentrional e meridional estão as savanas. Ao longo do litoral mediterrâneo está a vegetação mediterrânea.

Quando à fauna, os animais mais presentes na região são o elefante africano, hiena, leão, zebra, leopardo, gorila, hipopótamo, rinoceronte, chacal, girafa, avestruz, chimpanzé.

Regiões do Continente Africano

A África divide-se em cinco regiões:

• África Ocidental;
  • Norte da África;
  • África centro-oriental;
  • África centro-ocidental;
  • África Meridional.

Composição étnica do Continente Africano

A maior parte da África é constituída pelos negros. Os brancos estão na porção setentrional, que por isso é chamada África Branca. Os brancos são principalmente árabes e berberes.

As religiões mais presentes são a muçulmana e a católica romana, além de outros ritos africanos.

Fala-se principalmente o inglês, francês, árabe, português, além de outras línguas africanas.

Problemas Socioeconômicos do Continente Africano

• Fome;
  • Racismo;
  • Analfabetismo (atinge 40% da população);
  • Epidemias, como a AIDS;
  • Conflitos étnicos armadas – guerras civis.

Economia do Continente Africano

É à base do extrativismo, agropecuária e indústria e transporte na África do Sul.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Geografia Geral