Atividades de Produção de Texto para 4º ano

Redigir textos é uma maneira de estimular a criatividade mas principalmente a escrita, colocando em prática aquilo que foi anteriormente aprendido, como assuntos gramaticais que se mostram fundamentais nessa etapa.

E a melhor maneira de melhorar isso é com o treino, então separamos logo abaixo Atividades de Produção de Texto para 4º ano prontas para serem impressas e utilizadas, confira:

Como trabalhar Produção de texto com alunos do 4º ano?

A primeira dica para conseguir trabalhar produção de melhor da melhor maneira com os seus alunos de 4º ano é fazer com que eles se interessem pelas aulas, e para isso é preciso inovar mas também deixar que eles participem.

Assim, pode usar diferentes gêneros textuais como base as produções, deixando que eles possam conhecer diferentes formas de escrita e até mesmo encontrar aquela com a qual mais se identificam.

Outro ponto é sempre abrir espaço para que participem ativamente das aulas, incentivando a fala dos mesmos. Aliás, fazer textos sobre vivências pessoais é uma ótima opção de trabalhar o tema sem criar limitação na imaginação das crianças.

Veja Também: Alfabeto para imprimir

Atividades de Produção de Texto para 4º ano

1. Essa é uma história clássica da literatura infantil, e certamente será fácil dar continuidade a ela produzindo seu próprio texto.

2. Para produzir um bom texto, é preciso conhecer as palavras e conseguir dar sentido a elas no contexto em que as insere. Isso é treinado na seguinte atividade:

3. Já nessa atividade, é possível trabalhar dois temas de uma única vez, tanto a produção de texto quanto a interpretação.

4. Usar a criatividade também é um ponto importante, pois assim pode criar suas próprias histórias.

5. Para ajudar na produção do texto, pode colocar algumas perguntas que guiarão a história posteriormente, mostrando a importância da organização antes da escrita.

6. Antes da produção de texto é utilizado um texto não verbal como ponto de partida. Assim, esse gênero também pode ser discutido.

7. Falar de experiências pessoais é algo simples que causa identificação e ganha o interesse dos alunos, então pode solicitar textos sobre o dia a dia deles.

8. Essa é uma outra atividade pronta para ser continuada, assim o texto precisa seguir uma linha de raciocínio que deve ser anteriormente interpretada.

9. Um esquema simples como esse faz toda a diferença na produção do texto, demonstrando a importância de pensar em cada passo antes de sua execução.

10. Nesse caso a história também já tem um seguimento, mas a escrita é mais livre sem que um tema específico seja sugerido.

Atualizado em: 02/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português