Atividades de Matemática para 7º ano

Muitos alunos enxergam na Matemática uma disciplina mais complicada diante de outros, mas a verdade é que entender o assunto demanda tempo e esforço, incluindo a realização de exercícios referentes a ele.

Para que possamos te ajudar nesse sentido, reunimos abaixo Atividades de Matemática para 7º ano que poderão ser resolvidas por você, além de dica para se organizar ao longo desse ano letivo. Siga conferindo:

Quais os conteúdos do 7º ano em Matemática?

Ao longo do 7º ano do Ensino Fundamental, em Matemática, é possível realizar uma revisão de assuntos passados, sobretudo de multiplicação, já que o tema se torna essencial para novas operações que passarão a ser vistas.

Assim, há também assuntos que passam a serem vistos pela primeira vez, demandando uma maior atenção, já que posteriormente eles se mostrarão importantes até mesmo para a realização de vestibulares.

Entre os assuntos mais recorrentes a estarem presentes no plano de aula para essa turma, estão os seguintes:

  • Potenciação;
  • Razão;
  • Porcentagem;
  • Fração;
  • Interpretação de dados;
  • Números racionais;
  • Equação do 1º grau.

É claro que a melhor maneira de saber corretamente quais questões serão vistas é analisando o índice do seu livro, mas os temas acima já podem dar uma boa noção sobre.

Dicas de como ser bom em Matemática!

Para desenvolver melhor as suas habilidades matemáticas é preciso seguir um cronograma de estudos, prestando atenção nas aulas, mas não apenas isso, já que em casa deve fazer revisões e responder atividades.

Algumas dicas mais específicas incluem resolver questões com um nível de dificuldade maior do que é cobrado pelo seu professor, assim irá conseguir se preparar melhor e não terá dúvidas em questões mais simples.

Além disso, sempre faça anotações para pontuar possíveis erros. Dessa forma, poderá focar mais naquilo que tem sido mais complicado para você.

Atividades de Matemática para 7º ano:

1. O ideal é que as atividades sejam feitas logo após a primeira aula de cada assunto. Nesse sentido, essa é uma opção para estudar sobre Fração.

2. Com essa divisão mais organizada das atividades por tema, poderá entender sobre cada assunto de maneira individual. E é claro que tem exercícios sobre razão, tema muito comum ao longo do período.







3. Outro tema que costuma ser visto ao longo do 7º ano é porcentagem, um tema bastante recorrente em provas de vestibular, além de nos ajudar a resolver diversas questões no dia a dia.







4. Questões ligadas a geometria também surgem ao longo desse ano letivo, demandando uma análise mais atenta das formas e suas representações.

5. No 7º ano é preciso ainda que aprenda sobre conversão de unidade, conseguindo fazer essas transformações de maneira devida para chegar ao resultado exato diante da mudança proposta nas questões.

6. Um outro detalhe é que assuntos que já foram vistos podem precisar serem revisados, principalmente no início das aulas. Com isso, o professor vai conseguir entender, inclusive, o nível da turma.







7. Isso acontece até mesmo com as operações mais básicas como a multiplicação, que agora passa a ser vista com números maiores, refletindo certa complexidade.







8. A divisão é uma outra operação básica que tende a ser revisada no 7º ano do Ensino fundamental. Isso acontece da mesma maneira que a multiplicação, logo nas primeiras aulas.

9. Já atividades mais extensas como essa podem funcionar como uma atividade avaliativa ou até mesmo uma revisão antes delas, podendo ajudar na identificação de dúvidas.

10. De toda forma, as atividades são fundamentais para conseguir desenvolver o conhecimento matemático, então não perca tempo para começar a resolvê-las. Sucesso!







Atualizado em: 26/01/2024 na categoria: Matemática