Atividades de Multiplicação para 3º Ano

A Multiplicação está entre as principais operações matemáticas, o que por consequência faz com que o conhecimento sobre ela se torne essencial para assuntos posteriores, assim como para o uso que ocorre no dia a dia.

Dessa forma, para auxiliar no ensino do tema, reunimos logo abaixo Atividades de Multiplicação para 3º Ano que já estão prontas para imprimir e serem utilizadas pelos alunos. Confira:

Como explicar Multiplicação para o 3º ano?

Para iniciar a explicação sobre a Multiplicação em turma de 3º Ano, quando geralmente ocorre o primeiro contato com essa operação matemática de forma específica, o ideal é iniciar com quantias menores, usando da ligação que elas podem ter com situações práticas.

Ou seja, além das operações em si uma sugestão é criar situações que envolvam o cálculo de multiplicação, levando os alunos a imaginarem possibilidades práticas para o seu uso e conseguirem entender melhor os questionamentos feitos.

Apresentar as aulas em slide é também uma boa possibilidade, pois assim economizará tempo na explicação e irá contribuir para que os alunos possam visualizar os problemas apresentados de uma melhor maneira.

Veja Também: Atividades de Multiplicação para 4º ano

Dicas lúdicas para usar durante as aulas

Outro ponto de suporte para essas aulas envolve apostar na ludicidade como apoio pedagógico. Nesse sinto, há dicas em específico que podem ser colocadas em prática para promover atividades divertidas que colaboram para o aprendizado.

Dentre elas, estão as seguintes sugestões:

• Bingo;
  • Tabuada da multiplicação com música;
  • Desafios com cálculos envolvendo objetos reais, de forma prática.

Atividades de Multiplicação para 3º Ano

Uma forma de perceber a que nível está o conhecimento dos alunos é organizando as operações de modo diferente, para que saibam chegar a todos os campos necessários para sua formação.

Para essa atividade, sugerimos que entregue uma folha em branco para os cálculos, assim nessa folha apenas os resultados e operações precisarão ser ligadas corretamente uns aos outros.

Exercícios que possuam detalhes desafiadores como esse podem funcionar para proporcionar certa motivação aos alunos, despertando também a curiosidade dos mesmos.

Já nesse caso, é preciso interpretar ao que se pede, já que as operações não são bem definidas, sendo preciso compreender todo o caso para a realização do cálculo.

No entanto, para as primeiras atividades após a aula sobre o assunto, o ideal é apostar em atividades mais diretas como essas, que já são devidamente formadas.

Essas listas de atividade podem ser encaminhadas para casa, fazendo com que os alunos estudem para além do momento da escola. Mas é claro, posteriormente a correção é essencial.

Conforme as aulas forem acontecendo, já será possível organizar as atividades a partir de números mais elevados, aumentando de forma gradativa o nível de dificuldade das mesmas.

Para pensar em cálculos que soem mais divertidos e diversificar a maneira como são colocados nas atividades, outra ideia envolve colorir desenhos de acordo com as respostas as quais chegar.

Dessa forma, a ludicidade se conecta com os cálculos mais formais, usando da criatividade dos alunos ao mesmo tempo em que desenvolve seus conhecimentos matemáticos.

Em conjunto, todas as atividades poderão ser utilizadas, inclusive formando uma apostila ao longo do ano para possíveis revisões quando necessárias.

Atualizado em: 23/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática