Atividades de Matemática para 3º ano

É comum que algumas pessoas vejam na Matemática um bicho de sete cabeças, tendo receio de cálculos e da possível dificuldade dos mesmos. Por conta disso, é importante que em sala de aula isso seja trabalhado de forma mais leve.

E para melhores resultados, nada melhor que contar com exercícios, por isso confira abaixo Atividades de Matemática para 3º ano que vão te permitir identificar as dúvidas dos alunos e também trabalhá-las, confira:

Quais são os assuntos de Matemática para 3º ano?

Nessa etapa do Ensino Fundamental, há um trabalho mais voltado para o reconhecimento dos números em operações simples como Adição e subtração, além de entendê-los também de outras formas, incluindo a escrita dos mesmos por extenso.

A partir desse entendimento sobre os números, outras operações passam a ser vistas, sendo elas a multiplicação e a divisão que fazem com que também seja possível tratar de outros problemas matemáticos como a sequência numérica.

Ainda é comum que a essa altura passem a ser trabalhados alguns aspectos da Geometria, ainda que de forma básica e apenas para dar uma noção para que posteriormente, quando o assunto for mais aprofundado, os alunos possam ter a devida noção sobre.

Como explicar Matemática para 3º ano?

Há algumas dicas que podem facilitar o aprendizado de Matemática no geral. Mas é claro, nem sempre é possível utilizar de elementos lúdicos em sala de aula e essa é apenas uma maneira de diversificar o ensino e gerar alguns momentos mais divertidos para o aprendizado.

Com isso, algumas das principais sugestões incluem jogos com toda a turma, visando incentivar a resolução de problemas para premiações, o que pode incluir até mesmo pontuação.

Outro ponto que tende a funcionar é usar como base para os problemas matemáticos situações que são comuns ao dia a dia dos alunos, fazendo com que entendam melhor o caso e consigam enxergar o problema para melhor resolvê-lo. Além disso, isso faz com que percebam o quanto a Matemática é importante na vida deles.