O que é Ética? Saiba a Diferença entre Ética e Moral

Você já se perguntou o que é ética? Segundo o dicionário, é o segmento da filosofia que se dedica à análise das razões que ocasionam, alteram ou orientam a maneira de agir do ser humano, geralmente tendo em conta seus valores morais.

Ser ético é agir de acordo com a ética e com a moral. Nesse sentido, o que é moralmente correto é estabelecido por convenção de acordo com cada sociedade, pois o que é certo em algumas sociedades pode ser errado em outras. Em outras palavras, ser ético pode ser respeitar códigos de conduta.

Sinônimos de Ética

Moral, normas morais, princípios morais, regras morais.

Antônimos de Ética

Antiética, antimoralidade, imoralidade, indecência, vergonha, indignidade, ilegalidade.

Origem da Palavra Ética

Ética é uma palavra com origem grega, relacionada ao termo ethos. Bem como, é uma área da filosofia que estuda a conduta humana. Ética está ligada à ação das pessoas e é aquilo que define quais ações podem ser consideradas corretas ou incorretas, definindo o que é o certo e o errado. Existe a ética pessoal, ou seja, de cada pessoa, e existe a ética profissional, onde cada profissão tem seu próprio código de ética.

Ética para a Filosofia

Na filosofia ocidental antiga, a ética era considerada o melhor modo de viver e conviver tanto na vida privada quanto na comunitário. Abordavam campos como: Psicologia, sociologia, economia, antropologia e pedagogia. Sua concepção antiga foi vista de variadas formas por exemplo: Os pré socráticos deram uma visão ufológica, já Pitágoras via a ética como matemática, enquanto Soratis via como uma forma de viver.

Diferença de Ética e Moral

Ética é uma conduta e uma reflexão da moral, ela é constante e permanente, ou seja, não muda e deve ser universal. A ética vai explicar a moral de forma racional. Enquanto a moral é uma regra de cultura, logo é formada por costumes e por isso, não é universal. Existem diversas morais, sendo elas, práticas e não reflexivas.

A moral sempre existiu, pois nós seres humanos possuímos a consciência de bem e mal, certo e errado. Existe moral sem ética.

Exemplos de Moral

Diga a verdade
Não trapaceie
Respeite nossa vida e a de outras pessoas
Seja generoso
Viver de acordo com as regras da sociedade

Exemplos de Ética

Respeito
Tolerância religiosa
Responsabilidade
Empatia
Justiça
Charge Ética política

Atualizado em: 11/01/2021 na categoria: Português