» » Características do Período Neolítico – Idade da Pedra Polida

Características do Período Neolítico – Idade da Pedra Polida

O período Neolítico, também chamado de Idade da Pedra Polida e Nova Idade da Pedra começou após o período Paleolítico, por volta de 8.000 antes de Cristo, depois de algumas mudanças climáticas que possibilitaram aos homens e animas uma nova forma de vida mais fixa e segura.

A Era Neolítica é considerada o último período pré-histórico e foi chamada de Idade da Pedra Polida porque nela se desenvolveu a técnica de produzir armas e instrumentos com pedras polidas por atrito, que as tornava mais afiadas.idade-da-pedra-polida

Alguns animais foram extintos com o derretimento das geleiras, e uma fauna mais rica e bastante semelhante com a nossa de hoje em dia, cercada por florestas tropicais, rios e desertos, surgiu, formando um conjunto que possibilitou aos homens um contato muito mais direto e intenso com a natureza.neolitico-relacao-do-homem-com-a-natureza

Mais Sobre esse Assunto:

Foi no Período Neolítico que houve importantes avanços quanto aos aspectos sociais, econômicos e políticos. O homem despertou para si mesmo e ainda mais para a vida social, formando estruturas sociais e políticas menos frágeis e mais consistentes, com sociedades e grupos agindo sob a influência de um líder, que ganhava o lugar por ser o mais velho, o mais inteligente ou o mais forte.

As primeiras moradias eram feitas de palha ou madeira e assemelhavam-se a pequenos cubos. Havia ainda alguns grupos organizados que saíam para as atividades de caça e pesca, muito menos frequentes. Na sociedade, as mulheres eram responsáveis pelos filhos e pelo zelo do bem-estar comum e da agricultura.moradia-no-periodo-neolitico

Agricultura no Período Neolítico

O homem neolítico morava próximo aos rios para desenvolver a agricultura em solos férteis, outro grande marco da revolução do período, em que o nomadismo foi deixado para trás, dando lugar à moradia fixa, onde os alimentos eram produzidos, isto é, plantados e colhidos.

Segundo algumas especulações científicas, foi nas regiões localizadas entre o Rio Nilo e os rios Tigres e Eufrates que aconteceu a Revolução Neolítica, onde um patriarca liderava a população, repassando e orientando os demais quanto aos conhecimentos e técnicas a serem aplicadas à organização das colheitas, que eram preparadas com a ajuda da força de trabalho de todos.

As técnicas agrícolas foram ficando cada vez mais complexas, e já dominava-se  os períodos de chuva e estiagem, o que possibilitou o desenvolvimento de técnicas de irrigação e o invento do arado-semeador, fazendo com que a atividade agrícola aumentasse substancialmente. Foi a partir disso que as primeiras trocas comerciais foram surgindo, desencadeando o surgimento de uma atividade econômica a partir dos excedentes das colheitas.

domesticação dos animais é outra característica do período, o que resultou em variação alimentícia com a criação de animais como vacas, porcos e cabras.

O lazer também ganhou força nesse período, o que possibilitou a descoberta da arte da cerâmica e de seu comércio, que teve melhor aplicação da Era Neolítica, onde o homem criava o dinheiro com cores diferentes, que servia para serem trocados por objetos de cerâmica, armas feitas de pedras talhadas, além de outros objetos. O primeiro barco de que se tem indício data da Era Neolítica.arte-ceramica-periodo-neolitico

Arte no Período Neolítico

A descoberta da cerâmica, a tecelagem, e a arquitetura em sua estrutura mais simples foram os destaques da arte no Período Neolítico.

Os objetos de argila possuíam decorações feitas com pinturas abstratas e a maneira de desenhar também diferenciou-se nessa época, pois além de pinturas de animais em rochas, o cotidiano da vida humana também era registrado, sendo o foco principal, com imagens que sugeriam movimentação, danças e figuras mais geométricas.

Os cultos religiosos serviam de base para a construção arquitetônica. Stonehenge é a construção mais impactante e preservada desse período, entre 1800 a 1400 a.C, localizada no sul da Inglaterra, com estrutura circular. As pedras da obra pesam aproximadamente 25 toneladas e tudo indica que elas foram voltadas para o ponto em que o sol nasce no dia mais longo do ano para que os homens neolíticos pudessem adorar o Sol.

Quanto às vestimentas dos homens, elas não mais precisavam ser de pele de animais. Eram feitas de lã, linho e algodão, pois o clima já era mais ameno.

A Idade dos Metais surgiu antes do fim do Período Neolítico, e foi marcada pela utilização do bronze na fabricação de ferramentas e armamentos manuais. O fim da Era Neolítica foi marcado pelo surgimento da escrita e pela criação do Estado nas primeiras civilizações da Antiguidade.

Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: História Geral