Principais assuntos e temas das cantigas de escárnio e maldizer

As cantigas de escárnio e maldizer do trovadorismo além de sua relevância leterária possuem um grande interesse histórico pois são relatos verídicos dos principais costumes, vícios e problemas relacionados com esta época medieval tanto com relação à população como também do modo de vida da corte e dos trovadores que as cantavam.

Até o momento são conhecidas cerca de 500 cantigas de escárnio e maldizer feitas durante o Trovadorismo em Portugal contendo as mesmas uma grande variedade de temas e motivos que levaram ao seu surgimento.

Dentre os temas mais comuns estavam comportamentos diários incluindo questões sexuais e morais, hábitos alimentares, condutas profissionais, comportamentos políticos, relações entre as pessoas, crítica literária à outras trovas feitas na época e vários outros.

Outros tipos de cantigas satíricas do Trovadorismo

Além das famosas cantigas de escárnio e madizer, o Trovadorismo possuía outros tipos de poesias cantadas por trovadores que tinham um cunho de sátira sendo que as suas principais modalidades iremos mostrar em seguida:

• Cantigas de Seguir: eram feitas tendo como base uma cantiga já feita usando novamente mas com roupagem diferente o tema e sua forma de composição como rimas e versos.
  • Cantigas de tensões: estas poesias consistiam no desafio entre trovadores e jograis para ver a sua habilidade poética de forma inesperada sendo que um exemplo deste tipo de prática na atualidade são os repentistas do Nordeste brasileiro.
  • Cantigas de Joguete, Risabelha e Arteio: nestas cantigas eram feitas poesias curtas apenas com o objetivo de fazer rir e sem críticas à pessoas ou situações da soceidade em geral.
  • Cantigas de desacordo: eram cantigas satíricas mas diferentes das anteriores por possuir um sistema métrico e de rimas muito irregular e por isso o seu nome.

Conclusão

Portanto, por meio destas informações é possível conhecer em seus detalhes e principais conceitos as cantigas de escárnio e maldizer do trovadorismo permitindo desta maneira a sabedoria necessária para as provas e trabalhos escolares que exigem este tipo de conhecimento.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Literatura