As Treze Colônias Inglesas da América do Norte

As Treze Colônias Inglesas da América do Norte subdividiam-se em colônias do Norte, do Sul e do centro. A independência das treze colônias fez surgir os Estados Unidos, o primeiro país presidencialista da história.

Nomes das Treze Colônias Inglesas

Na região mais ao norte, situavam- se as colônias de Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut.

No centro, encontravam-se Nova York, Pensilvânia, Nova Jersey e Delaware.

Mais ao sul, Virginia, Maiyland, Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

Colonização dos Estados Unidos

A colonização dos Estados Unidos desenvolveu-se durante o século XVII, quase um século depois da colonização portuguesa e espanhola na América.

A procura de liberdade religiosa, os conflitos políticos na Europa, a procura de melhores condições de vida e o crescimento do comércio foram as principais razões que motivaram a vinda de grandes levas de colonos, principalmente ingleses, para a América do Norte, fixando-se na costa do Oceano Atlântico, fazendo surgir as treze colônias inglesas.

Nesse processo, os povos indígenas que já habitavam na região foram mortos ou expulsos ao resistirem à vinda dos imigrantes europeus.

Estas colônias estavam sujeitas às regulamentações do sistema colonial mercantilista, mas eram submetidas à Negligência salutar, uma lei promulgada pela Inglaterra que estabelecia pouca interferência por parte da Inglaterra em suas decisões.

O desenvolvimento das Treze Colônias fugiu dos padrões do sistema colonial, pois nem todas eram produtoras de matéria-prima ou consumidoras de produtos manufaturados da metrópole.

As colônias do Sul eram grandes propriedades produtoras de algodão com mão de obra escrava, mas o mesmo não acontecia com as do centro e as do norte, onde a economia se baseava na policultura desenvolvida em pequenas e médias propriedades e no comércio de produtos excedentes dessa produção, que nem sempre estimulava trocas com a metrópole.

Os produtos ingleses que eram consumidos pelas treze colônias inglesas eram manufaturados, encarecidos pelo fato de os navios voltarem vazios à Inglaterra. Logo, essas colônias passaram a desenvolver uma pequena indústria, mesmo contrariando os princípios do colonialismo.

Independência das Treze Colônias Inglesas

Alguns fatores começaram a influenciar o desejo de emancipação das treze colônias, que foram, especialmente:

  • Fim do Antigo Regime e surgimento dos ideais iluministas;
  • O descontentamento das colônias em relação à metrópole, que cobrava impostos altíssimos, determinava o toque de recolher e fazia julgamentos deliberados e sem bases legais;
  • As colônias eram obrigadas a participar na guerra dos 7 anos, em apoio à Inglaterra contra a França. Vários impostos foram criados para as colônias para compensar as perdas da Inglaterra na guerra, fazendo surgir uma revolta geral em 1773, conhecida como a Festa do Chá de Boston, onde vários navios com cargas de chá foram destruídos, o que levou ao fechamento do porto de Boston;
  • Não aceitação das Leis Intoleráveis, que fez surgir a Guerra de Independência das Treze Colônias.

Em 1781 as Treze Colônias venceram a Guerra de Independência com a liderança de George Washington e o apoio da França. Em 1783 a sua independência foi reconhecida.

Em 1787, uma carta constitucional tornava o país uma República Federativa Presidencialista, com George Washington como primeiro presidente. Daí então surgiram os Estados Unidos da América, o primeiro país presidencialista da história.

Mapa das Treze Colônias


Mais Sobre esse Assunto: