O Que Foi a Tríplice Aliança?

A Tríplice Aliança foi um acordo firmado entre os Impérios Alemão, Austro-Húngaro e Italiano. Os principais objetivos da Tríplice Aliança eram a criação de uma barreira contra a França na Europa, além da proteção e apoio mútuos em caso de guerra. O acordo foi estabelecido formalmente em 20 de maio de 1882, final do século XIX, e tinha caráter econômico, político e militar.

Como se formou a Tríplice Aliança?

Os acontecimentos históricos que contribuíram para a formação da Tríplice Aliança foram:

  • Descontentamento por parte da Itália e da Alemanha com as partilhas dos continentes asiático e africano no processo colonial da época;
  • A vontade de revanche por parte da França devido à perda da região da Alsácia-Lorena para a Alemanha quando foi derrotada na Guerra Franco-Prussiana em 1871;
  • Estado de alerta geral na Europa devido ao pangermanismo e o pan-eslavismo, que alimentavam fortemente o nacionalismo nos dois povos. Tanto os países germânicos quanto os países eslavos queriam se unir, cada um, em apenas uma nação para estabelecer uma supremacia política e econômica.

Quem participou da Tríplice Aliança?

Os países que participaram da Tríplice Aliança foram a Alemanha, o Império Austro-Húngaro (segundo maior país da Europa na época) e Itália.

O acordo entre esses países, no entanto, tinha seus pormenores. Um deles era o fato do Império Alemão não apoiar o Reino da Itália se o mesmo fosse atacado pelo Reino Unido.

A Itália, por sua vez, era o elo instável do acordo, já que a população era contra a união da mesma com o Império Austro-Húngaro, seu antigo oponente durante seu processo de unificação.

Como a Tríplice Aliança foi derrotada?

A Tríplice Aliança foi derrotada em 1918, o que estabeleceu o final da Primeira Guerra Mundial. A Tríplice Aliança estava totalmente enfraquecida pela saída do Império Italiano do acordo para se juntar à Tríplice Entente, o grupo oponente formado em 1907 inicialmente pelos Impérios Britânico, Russo e República Francesa, que também obteve o apoio dos Estados Unidos.

O acordo de paz foi assinado pela Alemanha, a grande derrotada da Primeira Guerra, em 11 de novembro do mesmo ano.

Contexto

Com o início da Primeira Guerra Mundial, a Itália abandonou o acordo ao fazer um trato com a Inglaterra e entrou para a Tríplice Entente.

Para piorar a situação da Tríplice Aliança, os Estados Unidos entraram na guerra apoiando a Tríplice Entente devido ao afundamento de um navio com tropas norte-americanas pelo Império Alemão. O Império Russo, no entanto, também se retirou da Tríplice Entente e da Primeira Guerra Mundial devido às crises sociais.

Apesar disso, a Tríplice Entente permaneceu fortalecida pelos Estados Unidos e pela entrada do Império Italiano e foi assim que conseguiu derrotar os seus oponentes.


Leia também:

Primeira Guerra Mundial – Resumo

Nazismo – Princípios e Contexto Histórico