Historia do Brasil

O que foi a Lei Áurea

A Lei Áurea foi documento legal que extinguiu, no papel, a escravidão no Brasil. A Lei Áurea foi sancionada em um contexto de muita pressão social (com campanhas abolicionistas) para que isso acontecesse. Sancionada em 13 de maio de 1888 pela …

Governo de Juscelino Kubitschek

O Governo de Juscelino Kubitschek (ou Governo JK) foi o período entre 1956 e 1961, marcado pelo slogan “50 anos em 5”, com a execução do popular Plano de Metas. O objetivo era impulsionar o desenvolvimento econômico do Brasil. Em sua …

Movimentos Abolicionistas

O abolicionismo é o movimento surgido no fim do século XVIII, na Europa, com o objetivo de abolir a escravidão e comércio de africanos. No Brasil, o movimento abolicionista começou a partir da segunda metade do século XIX. Os ideais …

Lei Eusébio de Queiroz

A Lei Eusébio de Queiroz (1850) proibia o tráfico de escravos negros africanos e previa punições para os traficantes. A lei foi proposta pelo magistrado e político brasileiro de mesmo nome, durante o Segundo Reinado, com governo de Dom Pedro …

Abolição da Escravidão

A abolição da escravidão foi a libertação dos escravos pelos países que mantinham essa prática. No Brasil, a abolição da escravidão aconteceu oficialmente no dia 13 de maio de 1888, com a sanção da Lei Áurea pela Princesa Isabel (que …

Lei do Ventre Livre

A Lei do Ventre Livre, também chamada de Lei Rio Branco, declarava libertos os filhos de pais escravos nascidos a partir de 1871, data em que a lei foi sancionada. Dessa maneira, a geração seguinte se veria livre da escravidão, …

Plano de Metas

O Plano de Metas foi o conjunto de objetivos estabelecidos pelo presidente Juscelino Kubitschek durante seu governo (1956-1960). O lema de JK era o famoso “50 anos em 5”, que proporcionaria ao Brasil 50 anos de desenvolvimento durante apenas 5 …

Movimento dos Caifazes

O Movimento Abolicionista dos Caifazes é uma revolta antiescravista que contou com o envolvimento de diversas camadas da sociedade da época. Desenvolveu-se em São Paulo, na década de 1880, tomando como principal exigência a libertação dos negros e o fim …

Ciclo do Café

O ciclo do café foi um período histórico no país, no qual o café e seus derivados eram os principais produtos de exportação. Isso ocorreu entre 1800 e 1930, ocasionando lucros imensos para o Brasil. As plantações eram concentradas na …

Independência da Catalunha

O processo pela busca da independência da Catalunha é decorrente do nacionalismo catalão, que defende que a cultura da região – composta pelas províncias de Barcelona, Girona, Lérida e Tarragona – é diferente do restante da Espanha. Os separatistas reclamam, …

Ditadura Militar no Brasil

A ditadura militar ou regime militar no Brasil é o período entre 1964 e 1985, quando as Forças Armadas assumiram o governo do país. Generais do Exército se revezaram na presidência do Executivo. Quais as motivações da ditadura militar? Em …

Arte Moderna no Brasil

A Arte Moderna foi um movimento artístico ocorrido entre os séculos XIX e XX caracterizado pela procura de novas formas de manifestação da criatividade que estivessem dissociadas da arte clássica. Passaram por esse movimento as obras de arquitetura, pintura, escultura,literatura …

O que é Arte Moderna?

Por Arte Moderna entende-se todo movimento artístico ocorrido entre os séculos XIX e XX. Entre os seus destaques, estão a arquitetura, pintura, escultura,literatura e fotografia e música. A Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, …

A Constituição de 1891

A Constituição de 1891 foi responsável por estabelecer a República dos Estados Unidos do Brasil. O objetivo era organizar um regime livre e democrático. O documento foi a segunda constituição do Brasil, sendo a primeira dentro do sistema republicano de …

Holocausto Brasileiro – O Manicômio e suas Torturas

O Holocausto Brasileiro é o nome dado ao período onde grandes manicômios foram abertos em Barbacena, no estado de Minas Gerais, bem no início dos anos 1900, quando milhares de pessoas foram torturadas e mortas durante esse período. Muito se …

Características do Estado Novo

As principais características do Estado Novo foram o autoritarismo, o foco na industrialização brasileira, a censura, e a centralização do poder. O Estado Novo foi o período correspondente ao governo do Presidente Getúlio Vargas, durante os anos de 1937 a …

Plano Cohen

O Plano Cohen é um documento muito famoso na história, que foi confirmado ser falso logo após a sua publicação. O documento supostamente conteria um plano de tomada de poder pelos comunistas, com sequestro de militares, derrubando Getúlio Vargas e …

O que é Populismo?

O populismo é basicamente um modo de governo marcado pelo enfoque dado às classes menos favorecidas, ou seja, ao povo, às grandes massas. Através do populismo, os governantes ganham a confiança do povo, estando atento aos seus interesses e satisfazendo …

Revoltas do Período Regencial

As Revoltas do Período Regencial, também chamadas de Revoltas Regenciais, foram revoltas e rebeliões que aconteceram no Brasil durante o Período Regencial, que durou de 1831 a 1840. Essas revoltas surgiram em contextos muito diferentes, com motivações regionais muito fortes, …

Período Regencial no Brasil

O Período Regencial no Brasil, um período relativamente curto da nossa história, foi na verdade uma época conturbada, entre 1831 e 1840. Durante esse período, o país foi governado por regentes, pois o imperador da época, D. Pedro I, abdicou …

Industrialização Brasileira

A industrialização brasileira aconteceu um pouco depois da industrialização no resto do mundo. O processo de industrialização teve início com a Revolução Industrial, na Europa, e apenas 100 anos depois, lá em 1930, é que ele se iniciou no Brasil. …

Desigualdade Social

Desigualdade Social é a diferença ou falta de equilíbrio entre pessoas ou grupo de pessoas. Geralmente, esse conceito acontece em países não desenvolvidos ou subdesenvolvidos, onde a diferença econômica entre os indivíduos é muito evidente. Outras fontes que podemos ver …