A Formação do Solo

Ao processo de formação do solo se dá o nome de pedogênese. A decomposição de rochas é um dos fatores de formação dos solos, cuja composição leva água, matéria mineral, orgânica e ar, basicamente.

Processo de Formação dos Solos

O solo é formado, num processo contínuo, pela desagregação e decomposição das rochas. Quando expostas à atmosfera, as rochas sofrem a ação direta do calor do Sol e da água da chuva, entre outros fatores, que modificam seus aspectos físicos e a composição química dos minerais que as compõem. Em outras palavras, sofrem a ação do intemperismo físico e químico.

Mais Sobre esse Assunto:

Em regiões tropicais úmidas, são necessários, em média, 100 anos para a formação de apenas dois centímetros de solo. Em áreas de clima frio e seco, esse período é ainda maior.

O processo de formação dos solos, assim como a erosão, é um modelador do relevo. Ao longo do tempo geológico e em condições propícias, as rochas que sofreram intemperismo vão se transformando em solo e a sua porosidade (porcentagem de espaços vazios em relação ao volume de material sólido) permite a penetração de ar e água, criando condições favoráveis para o desenvolvimento de organismos vegetais e animais, bem como de microrganismos.

Esses organismos passam a agir intensamente, acelerando a ação do intemperismo e fornecendo a matéria orgânica que participa da composição do solo, aumentando cada vez mais sua fertilidade.

Composição do Solo

O solo é, portanto, constituído de:

• Partículas minerais que apresentam composição e tamanhos diferentes, dependendo da rocha que lhe deu origem. Quanto ao tamanho, as partículas podem ser classificadas em frações: argila, areia fina, areia grossa e cascalho (variando do menor ao maior tamanho);
  • Matéria orgânica formada por restos vegetais e animais não decompostos e pelo produto desses restos depois de decompostos por microrganismos. O produto resultante dessa decomposição é o húmus;
  • Água, que fica retida por tempo determinado nos poros do solo. Sua reposição é feita, principalmente, pela chuva ou pela irrigação. A água do solo contém sais minerais, oxigênio e gás carbônico, constituindo um importante veículo para fornecer nutrientes aos vegetais;
  • Ar, que ocupa os poros do solo não preenchidos pela água. É essencial para as plantas, que, por meio das raízes, absorvem oxigênio. Além disso, em abundância, favorece a produção de húmus.

Fatores Determinantes da Formação dos Solos

O relevo, com suas diferentes formas, proporciona desigual distribuição de água da chuva, de luz e calor além de favorecer ou não os processos de erosão.

A chuva, a princípio, é igual em uma área relativamente pequena, mas as diferenças da topografia facilitam o acúmulo de água em áreas mais baixas e côncavas.

As vertentes mais expostas à luz do sol tornam-se mais quentes e secas que outras faces menos iluminadas, que, no Hemisfério Sul, volta-se predominantemente para a direção sul.

O tempo, período de exposição da superfície terrestre às condições da atmosfera, é um fator que determina, por exemplo, a profundidade dos solos. Solos jovens são normalmente mais rasos que os velhos.

Há também os organismos vivos, que compreendem os microrganismos (bactérias, algas e fungos), os vegetais e os animais. Os micro-organismos decompositores podem acelerar o processo de erosão do solo, enquanto o homem pode degradá-lo ou conservá-lo.

Diferentes Conceitos de Solo

Os conceitos de solo estão relacionados às atividades humanas que nele se desenvolvem e às ciências que o estudam.

Para a mineração, solo é um detrito que deve ser separado dos minerais explorados e depois removido. Para algumas ciências, como a ecologia, é um sistema vivo composto por partículas minerais e orgânicas que possibilita o desenvolvimento de diversos ecossistemas.

A geografia, em particular, a pedologia, considera solo a parte natural e integrada à paisagem que dá suporte às plantas que nele se desenvolvem. Finalmente, a edafologia define solo como um meio natural no qual o homem cultiva plantas, interessando-se pelas características ligadas à produção agrícola.

Atualizado em: 04/07/2023 na categoria: Formações Florestais