» » Por que a Alemanha foi Dividida?

Por que a Alemanha foi Dividida?

A Alemanha foi dividida em duas após a Segunda Guerra Mundial, devido a desacordos principalmente entre os Estados Unidos e a União Soviética sobre como o país deveria ser conduzido após a sua derrota no grande conflito mundial.

A história por trás da divisão

Quatro nações saíram vitoriosas da Segunda Guerra Mundial, os chamados países Aliados: França, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética.

A Alemanha, logo após o final da guerra, foi dividida então em quatro territórios, cada um comandado por uma das nações vitoriosas. O objetivo inicial era dividir o país para que fosse mais fácil administrá-lo, pois a ideia era de reconstruir o país, juntamente com a economia européia.

No entanto, os interesses começaram a se divergir, quando as nações do Ocidente, principalmente os Estados Unidos, lutavam por priorizar a recuperação da Alemanha e a sua prosperidade, enquanto a União Soviética exigia reparações pelos prejuízos causados pela guerra.

A polarização da Alemanha e a Guerra Fria

Essa animosidade entre Estados Unidos e União Soviética, juntamente com diferenças ideológicas entre os dois países, culminou em uma briga de poder que influenciou e o polarizou o mundo inteiro, principalmente a Alemanha, culminando no período conhecido na história como Guerra Fria.

O Ocidente queria combinar as suas três regiões em uma região só, e chegou a introduzir uma nova forma de moeda própria para o oeste. A Alemanha foi, então, dividida em duas partes, até o momento, ideologicamente.

A real divisão da Alemanha

No entanto, a Alemanha Oriental construiu, em 12 de Agosto de 1948, um muro de fato separando fisicamente os dois “países”, o famoso Muro de Berlim, dividindo o país entre a Alemanha Ocidental, democrata, e a Alemanha Oriental, comunista.

Existem muitos relatos de pessoas que tentaram fugir da Alemanha Oriental em direção à Alemanha Ocidental, em busca de maior liberdade.

Atualizado em: 17/09/2018 na categoria: História Geral