Atividades de Multiplicação para 4º ano

A Multiplicação está entre as operações mais importantes da Matemática, sendo utilizada em diversos contextos e sendo, inclusive, base para assuntos que serão vistos futuramente, em anos mais avançados da educação formal.

Sabendo disso e reconhecendo a importância também de exercitar o que é aprendido sobre, reunimos abaixo Atividades de Multiplicação para 4º ano que estão prontas para serem utilizadas no seu plano de aula, confira:

Como explicar Multiplicação para o 4º ano?

É comum que a multiplicação seja um assunto visto pela primeira vez ainda no 3º ano, mas é justamente ao longo do 4º ano que passa a ser trabalhada de forma mais intensa, demandando um pouco mais dos alunos com relação aos seus conhecimentos.

Por isso, para retomar o assunto nesse momento, é interessante que busque fazer uma explicação mais lúdica, utilizando exemplos do dia a dia que podem estar diretamente associados ao cotidiano dos próprios alunos.

Dessa forma, além da parte teórica da Multiplicação, vão conseguir a parte prática dessa operação e conseguir visualizar momentos onde ela pode ser aplicada, facilitando a compreensão e despertando um maior interesse.

Além disso, as atividades são fundamentais para fixar o conhecimento e fazer com que ele esteja sendo constantemente trabalhado, facilitando ainda a percepção e retirada de dúvidas, o que é essencial nesse momento.

Veja Também: Atividades de Multiplicação para 5º Ano

Atividades de Multiplicação para 4º ano

1. Atividades mais diretas como essas proporcionam um entendimento mais simples e são ótimas para o final da aula, quando não há tanto tempo mas deseja passar um exercício para a turma.

2. Mas é importante que aliadas a modelos mais simples como o anterior, estejam também atividades como essa, que acabam trabalhando mais da interpretação dos problemas também.

3. ´Para seguir com um toque mais lúdico, pode propor algo similar a um jogo, onde há ainda o uso de corte e colagem. Isso causa um maior interesse justamente por ser algo diferente do que os alunos mais estão acostumados a fazer.

4. Citar personagens aproxima os alunos dos problemas a serem resolvidas, podendo de fato imaginar alguém passando pela situação e, a partir disso, pensar melhor em como resolver o que é apontado.

5. E é claro, muitas outras práticas podem estar associadas a resolução dos problemas matemáticas, como no caso do modelo abaixo que foi pensada para oferecer também um momento de pintura para a turma.

6. As atividades ainda podem ajudar tanto o professor quanto os alunos em momentos próximos a provas ou testes, onde a revisão se faz necessária para garantir melhores resultados.

7. Outra atividade matemática com momento para colorir. Essa é uma maneira de aliar diferentes áreas e fugir do óbvio ao ensinar o assunto para não causar uma impressão monótona sobre ele.

8. Reserve ainda algumas atividades para enviar para casa, o que faz com que os alunos rompam com a ideia de que o conhecimento deve ficar na escola e assim, possam revê-los também em outros momentos.

9. Interpretar figuras também é algo importante, nesse caso será preciso fazer a contagem correta dos itens para chegar ao resultado correto do problema exposto.

10. Aproveite também para associar diferentes assuntos que são comuns ao período, criando uma relação entre eles e até mesmo otimizando o tempo disponível para as aulas.

Atualizado em: 18/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Matemática