Atividades de Português para 6º ano

A disciplina de Português é indispensável na grade curricular dos alunos, pois é uma das áreas que mais serão vistas ao longo da vida, afinal, esse é o nosso idioma e estamos diretamente ligados a ele através do uso contínuo.

Assim, uma boa forma de fixar os conhecimentos e retirar dúvidas é com exercícios. Então, reunimos logo abaixo Atividades de Português para 6º ano prontas para imprimir, facilitando bastante o seu plano de aula:

Quais os assuntos de Português no 6º ano?

O principal assunto visto ao longo do 6º ano na disciplina de português são as mais diversas classes gramaticais, assunto iniciado a partir daqueles que são consideradas mais básicas, a exemplo de substantivos e adjetivos.

Apesar desse ser o tema mais recorrente no período, há outros que também podem ser trabalhados em conjunto, incluindo gêneros textuais, interpretação de texto e também grafias, diferenciando o uso de letras com fonemas similares.

Diante de tantos assuntos, passamos a entender ainda melhor a necessidade de elaborar atividades a serem feitas tanto em sala de aula quanto enviadas para casa, promovendo momentos de estudo aos alunos.

Formas lúdicas de ensinar Português:

Além das atividades prontas para imprimir que você poderá conferir abaixo, existem também opções lúdicas para serem feitas com o engajamento de toda a turma de forma divertida. Mas é claro, ao longo dessa diversão também é possível aprender.

Assim, entre as possibilidades sugeridas nesse sentido, então as seguintes:

• Palavras cruzadas;
  • Caça-palavras;
  • Filmes (com atividades sobre ele depois);
  • Apresentações teatrais.

Atividades de Português para 6º ano:

Algumas letras possuem sons similares quando presentes em palavras. Por conta disso, é preciso nesse momento conseguir diferenciar o uso das mesmas a partir das regras gramaticais que são estudadas.

O que também é preciso saber diferenciar são as classes gramaticais e em alguns casos, subgrupos que podem apresentar, a exemplo do caso dos pronomes definidos e indefinidos.

Essa é uma outra atividade que inclui o conhecimento sobre classes gramaticais, mas dessa vez além dos pronomes também é preciso evidenciar que conhece sobre substantivos e adjetivos.

Inclusive, há uma relação entre essas classes e falar sobre isso ajuda no entendimento mais amplo sobre o assunto, fazendo com que tenha sucesso na transmissão de tal conhecimento.

Conseguir ler corretamente um texto encontrando os termos solicitados é algo que motiva os alunos, já que se trata de uma atividade similar ao jogo por ser necessário encontrar e organizar essas palavras.

Antes de atividades avaliativas é interessante que exercícios mais completos como esse sejam passados para que possam servir como uma revisão, momento de retirada de dúvida para os alunos.

Falando em dúvidas, é fundamental que todas as atividades sejam corrigidas com a turma, assim poderá perder onde estão tendo uma maior dificuldade para que possa lidar melhor com isso.

As atividades enviadas para casa são essenciais para motivar que os alunos possam ter um tempo de estudo para além das escolas, ampliando o conhecimento que é obtido e chegando a bons resultados.

Mas é claro, o assunto precisa ser explicado antes das atividades e não precisa passar uma em todas as aulas, já que isso pode soar desinteressante para a turma ao longo prazo.

De toda forma, há muitas opções de atividades prontas, o que otimiza seu tempo na formulação do plano de aula e faz com que chegue a um resultado melhor com o devido engajamento da turma.

Atualizado em: 17/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português