Atividade de Português para 4º ano

Ao longo do 4º ano, a média de idade dos alunos é 9 anos, o que faz com que possa contar com uma maior dificuldade para conseguir manter o foco da turma por tempo necessário para a resolução de atividades.

Mas é claro, há sempre maneiras de colocar isso em prática e para te ajudar, reunimos logo abaixo ideias de Atividade de Português para 4º ano já prontas para imprimir que podem ser incluídas no seu plano de aula, confira:

O que ensinar em Português no 4º ano?

Há muitos assuntos estudados ao longo do 4º ano na disciplina de Português, incluindo principalmente a parte gramatical a partir de suas classes, como separação silábica, formas aumentativas e diminutivas dos termos, entre outros.

Mas além disso, aspectos como a coesão para produzir e interpretar textos também são importantes. Principalmente nesse sentido, é interessante pensar em formas lúdicas e criativas de propor as ideias, inclusive dando certa liberdade para os alunos explorarem o que é pedido na questão.

Como é necessário trabalhar esses aspectos, questões como acentuação e pontuação devem ser melhor explorados, já que são detalhes fundamentais para dar sentido ao texto com base nas pausas necessárias na leitura, por exemplo.

Vale frisar ainda que, além das atividades impressas, pode pensar em apresentações teatrais ou seminários, leituras de textos diferentes como quadrinhos e tantas outras maneiras de inovar e ter o interesse esperado da turma.

Veja Também: Atividades de Português para 2º ano

Atividade de Português para 4º ano

1. Os termos que conhecemos pode variar de acordo com a sua versão no aumentativo e no diminutivo, e entender isso é importante para que os alunos possam utilizar a grafia correta dos mesmos.

2. A partir da sílaba tônica das palavras, é possível dizer se elas são proparoxítonas, paroxítonas ou oxítonas. E claro, a melhor forma de saber se o assunto foi compreendido é com atividades.

3. Para o desenvolvimento cognitivo, jogos como o caça palavras são ótimas! Ligado a essa atividade lúdica, você pode pedir para que as palavras encontradas sejam usadas na formação de um texto.

4. E se engana quem pensa que os números são um assunto restrito a Matemática! Em Português, aprendemos melhor sobre as possibilidades de nomeá-los, incluindo a opção ordinal que está presente na atividade abaixo.

5. Há ainda diferentes tipos de textos que podem ser utilizados nas atividades. Nesse caso, uma breve história em quadrinha foi usada como base para questões presentes logo abaixo.

6. Para responder questões discussivas, produzir textos e muitas outras atividades, saber regras de acentuação são muito importantes, ajudando inclusive na identificação da palavra de acordo com sua classe.

7. Aliado a escrita, é igualmente importante ter em vista a concordância entre o sujeito e os termos, fazendo com que haja sentido nas frases escritas.

8. Uma boa ideia é sempre ao final de um novo assunto passar atividades como essa, que demandam atenção e podem ajudar os alunos a perceber dúvidas que precisam ser tiradas com a professora.

9. Termos que podem confundir na hora da escrita podem ser melhor explicados em atividades como essa que incluem tanto a gramática quanto a produção textual em si.

10. Assim, pode dividir as atividades entre aquelas que serão enviadas para casa e as que serão resolvidas na própria sala de aula, visto que ambas são importantes para exercitar o conteúdo aprendido.

Atualizado em: 15/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português