Atividades do Dia da Água

Celebrado em 22 de Março de cada ano, o Dia Mundial da Água é uma data especialmente voltada para que possamos fazer sobre esse elemento fundamental para a nossa vida, gerando conscientização e também ampliando o conhecimento sobre.

Nesse sentido, aproveite para conferir logo abaixo Atividades do Dia da Água para usar com os alunos em sala de aula, elas já estão prontas e basta imprimir, mas também separamos dicas lúdicas para dar uma olhadinha:

O que fazer para o Dia Mundial da Água?

Nos dias que antecedem essa data, é interessante que comece falando sobre a Água, seus benefícios e também utilizações, gerando um conhecimento prévio sobre para que posteriormente possa trabalhar questões mais específicas no Dia da Água.

Dessa forma, vale a pena explorar seus usos e também os riscos de que a água esteja em escassez. Inclusive, pode aproveitar para mencionar locais onde a água já se tornou raro ou como desde as sociedades primitivas ela tinha um papel de destaque, ditando locais que seriam povoados.

A importância da data deve ser também trabalhada, tratando de questões como os cuidados para com a água.

Como trabalhar o dia da água de forma lúdica?

Principalmente ao longo da Educação infantil, apostar em atividades lúdicas faz com que os alunos possam ter um maior interesse nos temas trabalhados, conquistando o foco deles e fazendo com que desenvolvam melhor o conhecimento sobre.

Nesse sentido, além das atividades impressas que poderá conferir mais abaixo, há ainda exercícios lúdicos para propor. Dentre eles, estão os seguintes:

• Jogos interativos;
  • Filmes animados;
  • Apresentação em grupos;
  • Encenação teatral.

Atividades para o Dia da Água

1. Ao longo da alfabetização, atividades como essa ressaltam a importância de datas sazonais ao mesmo passo em que trabalham questões importantes para os estudos em pauta.

2. O que também vale a pena é exercitar o conhecimento acerca de maneiras de preservar a água, gerando conscientização sobre o que não deve ser feito de maneira simultânea.

3. Além das atividades práticas cheias de ludicidade sobre as quais já mencionamos, ideias impressas podem funcionar nesse mesmo sentido, sendo exemplo disso os jogos.

4. Pensar de forma prática em como a água está presente em nossa vida gera aproximação com o assunto, evidenciando como a falta dela poderia impactar nas nossas atividades, inclusive as mais simples e necessárias.

5. Essa é uma outra ideia para trabalhar o dia da água na educação infantil. exercitando a caligrafia, conhecimento das letras e a leitura.

6. Além dessa ser uma atividade voltada para a escrita, também conta com uma parte sensorial capaz de exercitar a coordenação motora das crianças.

7. Com alunos já alfabetizados e bem desenvolvidos nesse sentido, são bem-vindas as atividades mais textuais, que promovem interpretação e também revisam os conhecimentos obtidos até então.

8. Ainda pensando em promover uma reflexão sobre a água no nosso dia a dia, essa atividade pede aos alunos que listem situações nas quais ela se faz presente.

9. É interessante que nesses casos use um tempo da aula para que cada aluno possa citar ao menos uma das suas respostas, gerando interação entre a turma.

10. São muitas as possibilidades de tratar do tema e, diante da sua importância, todas elas se fazem essenciais para o devido conhecimento sobre a água, seus usos e preservação.

Atualizado em: 15/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas