Atividades para o Dia dos Pais

A escola é um espaço muito importante de convivência entre os alunos e também de conexão e aprendizado com relação ao mundo, sendo importante trabalhar com o aluno conceitos importantes como o da família, sobretudo em datas especiais.

Pensando nisso e buscando te ajudar a montar o seu plano de aula, reunimos abaixo Atividades para o Dia dos Pais já prontas para imprimir, além de dicas que podem ser úteis para trabalhar essa data com as crianças. Confira:

O que fazer de diferente para o Dia dos Pais?

Desde que nós éramos crianças já eram feitas atividades associadas a datas como o Dia dos Pais. Sendo assim, hoje é interessante que pensamos pensar em formas diferentes de trabalhar a data e torná-la ainda mais especial.

Nesse sentido, na escola é possível pensar em trabalhos envolvendo apresentações artísticas de acordo com a aptidão de cada aluno, deixando que possam dar o melhor de si enquanto os pais, convidados pela escola, poderão assistir toda a apresentação.

Além disso, uma ideia bem interessante é ensinar aos alunos brincadeiras que antigamente eram feitas e provavelmente os pais conhecem, assim poderão aproveitar o dia, já em casa, se divertindo com o pai de um jeito diferente.

Outras possibilidades envolvem sessões de filmes, recitar poemas e claro, presentes!

Qual a importância de trabalhar o Dia dos Pais na educação infantil?

A gente sabe que as formações familiares mudam e nem todas as crianças possuem um pai presente, mas ainda assim é possível pensar nessas atividades, mesmo que outra figura masculina, ou até mesmo feminina, seja tida como um pai.

Dessa forma, a data trabalha não somente os conceitos básicos de família com as crianças, mas também ressalta a importância de valorizarmos aqueles que se esforçam pela gente, fazendo parte da nossa vida de maneira positiva e merecendo todo o afeto que temos em datas como essa.

Atividades para o Dia dos Pais

1. Ao longo do processo de alfabetização, essa atividade estimula a escrita e se torna um presente para os pais, que poderão ver a evolução dos seus filhos.

2. Já essa atividade deve contar com a ajuda de outros familiares, assim as crianças levarão fotos no dia marcado para fazê-la, e todos poderão conhecer os pais dos coleguinhas.

3. Essa é uma outra ideia envolvendo colagem de foto. E não se preocupe, caso algum aluno esqueça, você pode pedir para que façam desenhos criativos.

4. As atividades para colorir são muito bem-vindas na educação infantil, pois trabalha coordenação, criatividade e ainda ganha a atenção das crianças.

5. Além de pintar, colagens com diferentes materiais podem ser feitas. Nesse caso, pode usar papéis coloridos e tampinhas de garrafas, por exemplo.

6. Simbolizando o carinho das crianças, essa lista de presentes ressalta o quanto conhece aos seus pais, podendo surpreender a eles posteriormente.

7. Falando em lista, essa é uma outra atividade que propõe o modelo, mas dessa vez para ressaltar todas as suas principais características.

8. Caso tenha algum tempo para trabalhar detalhes sobre a data, pode montar um caderno de atividades com diversos modelos grampeados, principalmente os de colorir.

9. Inclusive, o resultado das atividades se torna um presente para os pais, podendo ser entregue diretamente a eles pelas crianças.

10. São muitas as ideias para esse dia, esperamos que os modelos reunidos aqui tenham te ajudado a organizar melhor a aula para esse momento.

Atualizado em: 10/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas