Atividade de Dia do trânsito para Educação infantil

Anualmente, sempre no dia 23 de Setembro, nós comemoramos o Dia do trânsito. E é claro, principalmente na educação infantil, a data acaba se tornando um importante meio para que possamos tratar de assuntos como as regras de trânsito.

E para passar esse conhecimento e conscientizar de uma maneira que realmente funcione com as crianças, nada melhor que pensar em atividades para fazer com elas. Abaixo, há modelos prontos para imprimir, olha só:

O que trabalhar no Dia do trânsito para Educação infantil?

O ideal é que se trabalhe assuntos associados ao Dia do Trânsito de maneira lúdica no que diz respeito a educação infantil, já que com isso será possível gerar interesse e captar a intenção para que as informações passadas sejam, de fato, compreendidas.

Assim, a partir de atividades diversas é possível ensinar sobre o momento certo de atravessar a rua, falando sobre a faixa de pedestres e também ensinando o sentido das cores presentes no semáforo para que possam interpretá-las no cotidiano.

Além disso, é um bom momento para compreender normas de trânsito como placas de pare, podendo ainda conhecer os diversos meios de transporte  e se familiarizar um pouco mais com cada um deles.

Veja Também: Atividades de Português para 1º ano

Atividades de Dia do trânsito para Educação infantil

1. Entre as opções selecionadas, começamos por esse modelo que fala de forma mais específica do semáforo, sendo uma forma divertida de mostrar que aprendeu sobre ele.

2. Aliás, o ideal é que antes da atividade tenha uma aula sobre o assunto, assim essa se torna uma oportunidade de mostrar que adquiriu conhecimentos e já sabe colocá-los em prática.

3. Usar a criatividade dos próprios alunos também é uma parte interessante, pois fará com que possam explorar aquilo que desejam sem fugir do tema, mas exercitando certa autonomia.

4. Como as crianças podem estar em muitos momentos como pedestres, se torna também uma questão de segurança ensinar sobre a forma correta de atravessar a rua, já que no trânsito todos possuem tanto direitos quanto deveres.

5. No processo de alfabetização, é importante que se treine a prática de leitura e escrita. Nesse caso, há questões abertas para que escrevam a sua resposta com base no que sabem sobre o trânsito.

6. Identificar objetos, contagem de números e interpretação é outra parte importante, que pode ser feita de forma leve em atividades divertidas como essa.

7. A pintura é outra parte das atividades que costuma chamar atenção das crianças, por isso a utilize de diversas formas. Inclusive, se referindo ao semáforo, as cores são fundamentais.

8. Você ainda pode organizar uma série de atividades lúdicas para serem feitas em um ou mais dias, incluindo tanto opções impressas como essas quanto apresentações teatrais, por exemplo.

9. Algumas atividades também podem ser enviadas para casa, assim as crianças terão um momento com os responsáveis para pensar nas respostas e até interagir com as questões de forma mais próxima.

10. Entre tantas opções, tenho certeza de que poderá selecionar algumas para usar com seus alunos, explorando datas comemorativas que nos dão um gancho bem legal para tratar de temas importantes.

Atualizado em: 04/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas