Atividades para o Dia da Árvore

Anualmente, sempre no dia 21 de Setembro, celebramos o Dia da Árvore! Esse é um momento bastante propício para falar sobre o meio ambiente, a importância de cuidar dele e claro, engajar os alunos para que entendam melhor sobre a natureza de forma geral.

Para que isso se torne possível e aproveite o melhor da data, reunimos logo abaixo Atividades para o Dia da Árvore prontas para imprimir e serem utilizadas em sala de aula, complementando o seu planejamento didático. Confira:

Como trabalhar o Dia da Árvore de forma lúdica?

Como esse tema é trabalho principalmente com turmas da Educação infantil, é indicado pensar em formas lúdicas de falar sobre ele, pois assim será capaz de tornar o assunto divertido e chamar mais atenção dos alunos.

Dessa forma, a dica mais geral é exercitar a criatividade dos alunos e também estimular a curiosidade dos mesmos, o que pode ocorrer através de jogos, exercícios com pintura e colagem, criando uma aula diferente daquelas com as quais estão mais acostumados.

O que podemos fazer no Dia da Árvore?

Mas, afinal, de forma prática, o que fazer neste dia? Há realmente muitas possibilidades e para isso o próprio professor também pode usar da sua criatividade, mas é claro que também te damos uma mãozinha nesse sentido.

Inclusive, nesse caso as sugestões podem também serem feitas fora da sala de aula, podendo serem listadas com os alunos para que em casa realizem com os seus responsáveis, gerando um momento bastante interativo com relação à data.

Nesse sentido, uma opção que gosto bastante é realizar a plantação de mudas, assim poderão acompanhar o crescimento delas e irem percebendo os seus avanços, o que tende a ser visto com muito interesse.

Outra ideia inclui um passeio externo para lugares com área verde, a exemplo de parques botânicos. Estando lá, pode promover uma atividade onde os alunos devem identificar as plantas presentes no espaço.

Ligado a esse mesmo passeio, os alunos podem ficar encarregados de realizar uma pesquisa sobre as árvores mais comuns no local onde mora com base em aspectos como o clima.

Atividades para o Dia da Árvore

As atividades de corte e colagem são muito sensoriais e trabalham qualidades motoras das crianças, além de serem vistas com eles diante de um grande interesse pela ludicidade.

Já esse é um exercício de pintura guiada, ou seja, os alunos vão precisar identificar cada elemento para colorir da forma correta, exercitando diversos conhecimentos para isso.

Nesse caso a pintura é mais livre e cada aluno pode fazer da forma que preferir, exercitando a criatividade! Mas ao final também há algumas questões ligadas a data para serem respondidas.

O Dia é da Árvore mas sabemos que existem várias delas, sendo os frutos que ela dá um dos pontos de identificação mais simples. Assim, a partir disso os alunos devem entender qual é cada árvore.

O Dia da árvore ainda pode ser uma boa oportunidade para reforçar assuntos que estão sendo estudos, a exemplo da prática da leitura e interpretação textual.

Para que isso se torne possível, nossa sugestão é que faça uso de textos temáticos sobre as árvores e natureza de forma geral, fazendo perguntas sobre ele logo em seguida.

Dessa forma, não precisa pausar o seu plano de aula para falar sobre a data, basta incluí-la em algo que já está sendo feito e aproveitar para criar um dia mais divertido com isso.

Mas é claro, tudo depende também da idade da turma. Quando ainda estiverem no início do processo de alfabetização, atividades mais simples como essa são bem-vindas.

Ainda nesse período de início da alfabetização, pode optar por atividades que incentivem os alunos a escreverem, assim vão treinando a caligrafia e o reconhecimento de letras em palavras.

Como foi possível perceber, existem muitas maneiras de usar datas sazonais como essa para trabalhar aspectos importantes para o processo de aprendizagem, então não deixe de aderir a ideia!

Atualizado em: 09/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas