Atividades de Alfabetização para 1º ano

Por volta dos 6 até cerca de 8 anos de idade, é quando a criança passa pelo processo mais intenso de alfabetização, o que funciona como base para diversos outros assuntos que poderão ser melhor trabalhados com o tempo, tendo em vista esses aprendizados iniciais.

Assim, reconhecendo a sua importância e a necessidade de estar constantemente exercitando os conhecimentos, confira abaixo Atividades de Alfabetização para 1º ano que poderão ser incluídas no seu plano de aula e fazer parte do dia a dia dos seus alunos:

O que trabalhar na Alfabetização com 1º ano?

Ao longo desse 1º ano de alfabetização, é justamente quando os alunos passam a conhecer o alfabeto, identificando as letras e os seus usos em palavras que já fazem parte do cotidiano deles, facilitando o entendimento sobre.

Aliado a isso, nesse mesmo momento são trabalhadas questões associadas a leitura, entendendo que as letras são responsáveis pela formação de palavras e que as palavras, por sua vez, formam frases maiores, gerando textos diversos.

Com o tempo, será possível contar com uma maior fluidez em ambos os aspectos, mas é claro que em primeiro momento o nível de dificuldade não deve ser alto, aumentando de forma gradativa para resultados ainda melhores.

Veja Também: Atividade de Alfabetização para imprimir

Quais as melhores atividades para alfabetizar?

Existem muitos exercícios que podem ser feitos de modo constante com os alunos, mas para além de atividades impressas que já reunimos abaixo para que possa utilizar em sala de aula com eles, há também opções lúdicas.

Dentre elas, estão principalmente os jogos, tendo em vista que a Psicologia da aprendizagem ressalta a importância deles nessa fase onde o ato de brincar e os desafios são aspectos que conseguem conquistar a atenção das crianças.

Entre eles algumas opções divertidas e simultaneamente educativas são as seguintes:

• Caça-palavras;
  • Criação de histórias;
  • Rimas;
  • Formação de palavras.

Outras possibilidades ainda inclui ouvir músicas educativas, assistir a vídeo e propor apresentação individual do que foi entendido a partir da leitura de texto, atividade essa para a qual indicamos textos pequenos e de linguagem simples.

Atividades de Alfabetização para 1º ano

Nesse momento em que as crianças estão passando a conhecer melhor as letras, é comum que em primeiro momento tenham um contato mais específico somente com as vogais, sendo interessante realizar atividades com foco nas mesmas.

Para entender como as letras formam palavras, ressaltamos assuntos como a divisão silábica. Com isso, é possível propor um jogo simples onde essas sílabas precisam ser desembaralhadas.

Um bom leitor tende a ser também um bom escritor. Portanto, atividades associadas a identificação de itens por meio da leitura são bem-vindas.

Esse é um outro jogo simples que pode ser usado em atividades impressas, onde as crianças precisam identificar corretamente as letras para identificar palavras.

Perceba também como por mais divertidas que sejam as atividades, elas sempre estão propiciando a escrita dos alunos, algo que quanto mais for repetido, melhores serão os resultados obtidos.

Vale ressaltar ainda que essas atividades também podem ser enviadas para casa, já que assim desde cedo as crianças vão entender que não se pode estudar apenas na escola.

Com isso, a prática oferecida por esses exercícios será capaz de trazer resultados melhores para a turma, além de que as atividades permitem que entenda melhor quais são as dúvidas dos alunos.

Usar da criatividade dos alunos e explorar melhor a coordenação motora deles são outros aspectos que podem ser unidos ao processo de alfabetização, evidenciando que temos muitas possibilidades nesse sentido.

Para isso, sugerimos ideias como essa de corte e colagem. Mas é claro, todo o processo deve ser supervisionado e realizado com uma tesoura sem ponta para evitar machucados.

É importante que as atividades estejam sempre sendo feitas, mas alterne entre o formato das mesmas para que não se torne algo cansativo, já que o interesse da turma é um ponto muito importante.

Atualizado em: 23/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização