Atividades de Alfabetização para 3º ano

Pensando na importância de realizar o processo de alfabetização de maneira devida com as crianças, é preciso finalizar isso já no 3º ano, quando é comum que os assuntos anteriormente vistos sejam retomados para uma revisão.

Sendo assim, confira abaixo Atividades de Alfabetização para 3º ano já prontas para imprimir, além de sugestões que vão ajudar a organizar o seu plano de aula e fazer com que todos os temas sejam devidamente compreendidas:

Como fazer atividades de alfabetização?

Durante a alfabetização, que envolve os primeiros anos de contato das crianças, é importante gerar um espaço confortável para o aprendizado, focado principalmente em atividades que incentivam o exercício do que é aprendido também fora das escolas.

Sendo assim, como algumas delas são enviadas para casa, as atividades impressas compõem grande parte das mesmas, mas também pode propor ideias para serem escritas no caderno, incentivando a escrita.

E é claro, há ainda as possibilidades lúdicas para serem consideradas, inclusive jogos como caça-palavras e soletrando, dentre outros.

O que trabalhar no 3º ano de acordo com a BNCC?

Durante essa fase, seguindo o que é disposto na BNCC, o aluno deve passar por um maior desenvolvimento oral, o que pode ser promovido principalmente por apresentações como seminários, bem como por meio da apresentação em sala de aula.

Além disso, outro aspecto importante a ser tratado no período são as normas gramaticais, incluindo divisão silábica e conjugação verbal. Vale ressaltar que esses são os assuntos de maior destaque, mas muitos outros podem ser vistos ao longo do 3º ano.

Atividades de alfabetização para 3º ano

1. Propor atividades nas quais os alunos imaginam situações reais ajudam a visualizar a questão, facilitando as respostas e proporcionando interação com o tema.

2. Já esse é um exercício associado a conjugação verbal, para que saibamos as pessoas com as quais o verbo se conjuga, bem como a forma correta de fazer isso.

3. Com determinado aspecto lúdico, nesse caso você pode separar duas aulas para a atividade, promovendo interação entre a turma e deixando que os alunos possam transitar na sala de aula.

4. Para treinar a grafia correta da palavra, pode explorar dúvidas recorrentes, incentivando os alunos a completarem corretamente cada palavra.

5. É interessante que todas as atividades sejam corrigidas de maneira devida com a turma, assim poderá identificar quem está tendo uma maior dificuldade, por exemplo.

6. A partir disso, pode trabalhar com maior atenção e frequência aquilo que estiver causando maiores dúvidas, fazendo com que todo assunto seja devidamente absorvido.

7. Como elementos lúdicos ajudam ao longo dessa fase, jogos são uma ótima opção para desafiar aos alunos, sendo uma boa ideia nesse sentido o uso de caça-palavras.

8. Que tal estimular a criatividade das crianças e incentivar a escrita? Para isso, criar textos para imagens previamente estipuladas é uma sugestão, conforme está presente na atividade abaixo.

9. Seguindo com as ideias envolvendo jogos, separamos ainda essa atividade com cruzadinha, desafiando os alunos e conquistando o foco deles para sua resolução.

10. Esperamos ter te ajudado com os exercícios prontos colocados aqui, e é claro, desejamos que eles sejam positivamente utilizados por parte dos alunos.

Atualizado em: 24/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização