Atividades de Português para 3º ano

A disciplina de Português nos acompanha durante todo o período escolar, e não é para menos, já que possui uma grande importância desde o processo de alfabetização até a nossa formação, havendo diversos detalhes ligados a ela que estão presentes em nosso dia a dia.

Sendo assim, abaixo reunimos Atividades de Português para 3º ano já prontas para imprimir e utilizar com a sua turma, além de ideias para desenvolver o conteúdo da melhor maneira. Confira:

O que trabalhar em Português no 3º ano?

Ao longo do 3º ano de Ensino fundamental diversas questões relacionadas à grafia são estudadas para a melhor escrita dos alunos, sendo esse o período no qual diversas dúvidas podem ser tiradas, a exemplo do uso de S, SS, Ç, X e CH, dentre outros temas que regularmente podem nos confundir.

Outros temas recorrentes envolvem divisão silábica, classificação das palavras e até mesmo interpretação de texto, visto que em conjunto todos esses assuntos estão associados e se mostram essenciais para o desenvolvimento da disciplina.

Existem ainda outros assuntos, inclusive baseados na revisão de temas vistos anteriormente, no 1º e 2º do Ensino fundamental.

Atividades lúdicas para ensinar Português no 3º ano

Alguns jogos educativos podem ser utilizados para o ensino de Português, conquistando uma maior atenção por parte dos alunos e fazendo com que eles aprendam enquanto se divertindo, sendo esse um método pedagógico muito positivo.

Sendo assim, entre as ideias, estão as seguintes:

• Caça-palavras;
  • Cruzadinhas;
  • Bingo;
  • Anagramas.

Atividades de Português para 3º ano

1. Temas que possuem ligação podem estar presente em uma mesma atividade, como é o caso da divisão silábica e da classificação organizada a partir disso.

2. Além disso, ao longo do 3º é comum que os alunos passem a trabalhar de maneira mais recorrente a grafia para escrever corretamente e ampliar o conhecimento nesse sentido.

3. Nesse sentido, muitas regras gramaticais passam a ser aprendidas, interferindo até mesmo na divisão das sílabas, assunto no qual muitas regras precisam ser lembradas.

4. Existem opções mais lúdicas e diferentes para tratar dos assuntos, como um jogo de ligação entre respostas, gerando uma maior interação por parte dos alunos.

5. Nesse mesmo contexto, pode aproveitar para explorar a interpretação textual, levando os alunos a refletirem sobre o que é lido, estimulando a devida compreensão.

6. Além de explorar a leitura, esses exercícios influenciam a escrita, fazendo com que ela possa ser exercitada para a grafia correta das palavras.

7. A classificação de gênero é também outro aspecto importante, visto que precisamos conseguir fazer essa identificação para nos referirmos corretamente a cada palavra.

8. Essas atividades podem ser utilizadas como revisão para os assuntos antes de atividades avaliativas, além de que funcionaram para dúvidas serem retiradas.

9. Por isso, não esqueça de que deve corrigir todas as atividades junto aos alunos para que perceba essas dúvidas e ajude na melhor compreensão do assunto.

10. Esperamos que tenha gostado das atividades selecionadas e que elas possam te ajudar a organizar os planos de aula da melhor maneira!

Atualizado em: 23/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades de Português