Atividades de Coordenação motora grossa

O desenvolvimento da coordenação motora deve ocorrer ainda quando somos crianças, e para isso é fundamental o papel dos pais e da escola, principalmente a partir de atividades que a trabalhem de forma lúdica.

Nesse sentido, falaremos nesse post de Atividades de Coordenação motora grossa que, de tão divertidas, podem até mesmo serem feitas em casa. Além disso, vamos te explicar melhor do que se tratam também, confira:

O que é Coordenação motora grossa?

Chamamos de coordenação motora grossa aquela que é trabalhada a partir dos maiores músculos do nosso corpo, dando uma maior amplitude para maiores que já são normalmente feitos a partir de partes como os braços e as pernas.

Nesse sentido, vale frisar ainda a importância dos estímulos corporais do desenvolvimento não apenas físico, mas também cognitivo das crianças. Assim, não deixe de prestar atenção nesses pontos desde os primeiros dias de vida.

Veja Também: Atividades com formas Geométricas

Benefícios de trabalhar a Coordenação motora grossa

Ao longo da infância, é comum que haja muita energia acumulada, e que grande parte dela acabe sendo reprimida pelo uso de telas, como desenhos animados e jogos. Assim, um dos principais benefícios de trabalhar a coordenação motora grossa é a liberação de energia a partir de movimentos saudáveis para o corpo.

Além disso, conforme a prática ocorre, as crianças tendem a melhorar questões como a concentração e equilíbrio, desenvolvendo o cérebro de forma muito positiva.

Atividades de Coordenação motora grossa que exercitam o corpo

Algumas das atividades nesse sentido podem acontecer até mesmo sem o auxílio de outros materiais, de forma simples e em casa mesmo, onde os pais podem se conectar ainda mais com os filhos a partir do tempo de qualidade.

Algumas delas, são:

• Circuito com objetos para servir como obstáculos;
  • Túnel feito com papelão;
  • Desenho feito com os pés;
  • Andar de bicicleta;
  • Jogar futebol;
  • Corrida de saco.

Atividades de Coordenação motora grossa prontas

Já as atividades abaixo estão prontas para serem utilizadas, servindo tanto para escolas quando para imprimir e fazer em casa com o seu filho. Confira:

Com materiais externos e de textura como o algodão, essa é uma atividade que exige colagem feita de forma correta.

Essa é outra atividade para colagem, onde é preciso seguir os traços para completar a questão.

Já nessa, é possível utilizar da criatividade, escolhendo materiais e tons diversos para montar o desejo sem fugir de suas limitações.

Olha só essa opção, que proporciona também o contato externo com a natureza além da atividade presente no papel.

Por fim, uma outra opção de colagem, dessa vez contando até mesmo com um texto divertido que pode funcionar bem para as crianças que estão em processo de alfabetização

Atualizado em: 02/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização