Atividades de Natal

O Natal é a celebração do nascimento do menino Jesus, tendo como data marcada o dia 25 de Dezembro de cada ano. E por mais que seja uma data familiar, é interessante falar sobre ela também em sala de aula!

Para isso, nada melhor que pensar Atividades de Natal, além de brincadeiras ligadas a esse período e também sugestões do que trabalhar de acordo com o tema. Tudo isso você segue conferindo logo abaixo, olha só:

O que trabalhar sobre o Natal?

Para falar do Natal em sala de aula, é interessante que fale sobre a tradição que está ligado a ele, tanto no que diz respeito a sua História quanto aos aspectos que são hoje comuns durante a celebração.

Assim, pode explicar o significado dos itens natalinos e também o sentido que é ligado a própria data, por mais que ele não deva servir como forma de impor a religião cristã aos alunos, a menos que se trate de uma escola dominical, por exemplo.

Brincadeiras de Natal

Algumas brincadeiras típicas do Natal também podem ser propostas aos alunos como forma de gerar interação entre eles e até mesmo propor sugestões que podem ser dadas a famílias, fazendo parte também da ceia deles no dia específico do Natal.

Há muitas possibilidades nesse sentido, mas algumas das melhores são as seguintes:

• Amigo oculto;
  • Caça ao tesouro;
  • Bingo;
  • Apresentação de talentos.

Atividades de Natal

1. Como é comum que essas atividades sejam usadas na educação infantil, pode usar da criatividade das crianças para gerar desenhos lindos e depois os expor na própria sala de aula.

2. Já esse é um jogo divertido onde os alunos se sentirão desafiados a pensar no maior número de itens natalinos com as letras do alfabeto, gerando um momento lúdico e bem interessante.

3. Que tal uma atividade que exercita a coordenação motora? O resultado nesse caso será uma árvore de Natal linda e montada pelos próprios alunos.

4. Essa atividade é mais voltada para ser respondida em casa, aproximando o aluno da família e assim, fazendo com que possam compartilhar uns com os outros suas respostas.

5. Ao longo do processo de alfabetização, atividades como essa ainda nos ajudam a exercitar a leitura e interpretação, aspectos fundamentais dessa fase de desenvolvimento.

6. Já essa é pensada como uma pintura guiada, onde cada espaço da guirlanda deve ser colorido de acordo com os números especificados.

7. Que tal um jogo? Essa é uma possibilidade que gera bastante interesse nas crianças, fazendo com que estejam mais motivadas para encontrar as palavras necessárias no caça palavras.

8. Até no processo de conhecimento matemático as atividades de Natal podem ajudar. Nesse caso em específico, ocorre por conta do exercício de contagem.

9. Essa é uma outra opção ligada a contagem de itens, além de que as árvores devem ser decoradas de forma bem bonita pelos alunos.

10. Dependendo no tempo que tiver disponível para essas atividades, pode gerir um caderninho de atividades natalinas de forma mais específica, montando diversas ideias ao longo do período escolhido para trabalhar com elas.

Atualizado em: 08/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades - Datas comemorativas