Atividades de Caligrafia

A Caligrafia diz respeito a uma forma de escrita legível, que permite o entendimento de todos sobre aquilo que se escreve. Por conta disso, é normalmente lida também como uma letra bonita, o que pode demandar bastante treino.

E sabendo do quão é importante se atentar para a letra que possui e ir melhorando gradativamente a mesma, reunimos abaixo Atividades de Caligrafia para serem praticadas ao longo das aulas mas também em casa, olha só:

Como treinar para ter uma boa caligrafia?

Tendo noção de que é fundamental treinar para que tenha uma boa caligrafia, podemos passar a pensar melhor em formas de fazer isso. Assim, a primeira dica é fazer textos, pensar em temas de redação e buscar referências para escrever sobre eles.

Duranta a escrita, preste atenção em critérios que podem ser melhorados, a exemplo de:

• Espaçamento;
  • Formato;
  • Legibilidade.

Trabalhar esses 3 aspectos em conjunto tende a trazer ótimos resultados, principalmente se estiver os trabalhando com frequência, mesmo que consiga tirar apenas cerca de 10 minutos por dia para essa atividade.

O que fazer para melhorar a Caligrafia dos alunos?

No caso dos alunos, sobretudo no processo de alfabetização, as atividades são as melhores aliadas para melhorar a Caligrafia, além de trazer benefícios para a escrita de modo geral, o que envolve o conhecimento das letras e regras gramaticais.

Nessas atividades, o mais comum é que precisem reescrever frases, buscando seguir o contorno das letras. Aliás, para isso, pode pedir para que sigam espaços tracejados que formam as letras, trabalhando também a coordenação motora.

Outro ponto importante de ser mencionado é que o próprio professor deve buscar escrever de forma legível no quadro e nos cadernos, já que os alunos também vão aprender por meio do exemplo que está sendo visto.

Atividades de Caligrafia

1. Busque mencionar o nome de animais ou outros elementos que já são conhecidos por parte dos alunos. Dessa forma, poderão ter uma maior identificação.

2. Já nesse caso, o texto deve ser preenchido da forma correta e depois reescrito. E é claro, não deixe de corrigir a atividade em um momento posterior.

3. O alfabeto pode ser usado e visto tanto na versão maiúscula quanto minúscula, e ambas são fundamentais para a escrita de textos, já que são necessárias de acordo com diferentes contextos.

4. Por conta disso, é interessante que hajam atividades voltadas para a caligrafia em ambas as possibilidades, fazendo com que os alunos não se sintam limitados nesse sentido.

5. Principalmente com crianças, os jogos tendem a funcionar muito bem como forma de motivar o aprendizado. Sabendo disso, o caça-palavras pode ser positivamente aliado ao seu plano de aula.

6. Outro ponto que ajuda bastante na escrita é a própria leitura. Então, pode unir ambas as práticas em uma mesma atividade para buscar resultados ainda mais satisfatórios.

7. Busque sempre inovar no que diz respeito as atividades, assim elas não serão lidas como algo chato e ainda vão conseguir manter a atenção dos alunos.

8. Inclusive, em alguns momentos pode deixar que os alunos também usem da criatividade quanto a temática que será escrita, permitindo que explorem assuntos dos quais gostam de forma pessoal.

9. Ainda assim, em primeiro momento o mais indicado é a repetição de frases, inclusive para que possam entender melhor sobre a coesão que precisam apresentar.

10. Com  o tempo, textos completos podem passar a serem copiados. De forma gradativa, isso vai aumentando conforme o nível da turma.

Atualizado em: 18/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização