Atividades com Vogais

É comum que o processo de alfabetização seja iniciado com as vogais, já que são apenas 5 letras e tornam mais simples o entendimento em um primeiro momento. E é claro que, diante do foco com relação a elas, vale a pena pensar também em atividades específicas.

Sabendo disso e pensando em facilitar a organização dos seus planos de aula, reunimos abaixo Atividades com Vogais e também ideias lúdicas para que possa colocar em prática, confira:

Como fazer Atividades lúdicas com Vogais?

A partir de exercícios que são aplicados de forma divertida, é possível conquistar a atenção dos alunos e fazer com que eles se interessem mais pelos assuntos trabalhados, facilitando ainda o aprendizado.

Nesse sentido, há algumas sugestões bem interessantes de Atividades lúdicas com vogais que você pode colocar em prática de forma simples na sala de aula. Mas é claro, opte por fazer isso em um dia com maior tempo livre.

Uma dica é usar materias como objetos que tem seu nome iniciados com vogais, fazendo com que as crianças possam interagir de forma física com o item. Após isso, pode fazer um joguinho para que acertem quais são as vogais presentes no nome de tais objetos.

Já com massinhas de modelar, os alunos podem fazer o formato das vogais tanto na forma maiúscula quanto minúscula, ajudando na etapa de reconhecimento das letras que é fundamental para a alfabetização.

Mas é claro, há ainda atividades prontas para imprimir e são justamente essas que reunimos logo abaixo.