Atividades infantis para Crianças

As crianças estão em uma fase muito importante de formação, demandando uma atenção maior no que diz respeito a nossas atitudes diante desse processo, o que inclui desde formas diferentes de propor o aprendizado até modos lúdicos de colocá-lo em prática para uma maior compreensão.

Sendo assim, logo abaixo seguimos trazendo modelos prontos de Atividades infantis, bem como sugestões complementares acerca do processo de aprendizagem nesse mesmo período. Confira:

O que trabalhar na Educação Infantil?

Pensando no ensino regular e não somente em atividades que podem ser feitas informalmente com as crianças, existem especificações acerca dos conteúdos que devem ser levadas em consideração, uma vez que determinam aquilo que será visto pelas turmas.

Nesse sentido, devem ser vistas as primeiras noções quanto as principais disciplinas da grade curricular, o que inclui principalmente o conhecimento dos números e das letras, que contribuem principalmente para Matemática e Português, respectivamente.

Além disso,  é possível apostar na ludicidade, incluindo atividades práticas que são vistas como brincadeiras, bem como músicas e apresentações teatrais que, entre outros elementos, contribui para a socialização e desenvolvimento.

Quais atividades as crianças podem fazer?

São muitas as indicações gerais daquilo que pode ser trabalhado com crianças, mas é claro que também há ideias mais específicas de atividades interessantes que colaboram para conhecimentos gerais e também o desenvolvimento cognitivo.

Entre essas possibilidades, separamos algumas para te dar uma noção, sendo elas as seguintes:

• Jogos de tabuleiro;
  • Apresentação teatral;
  • Adivinhação;
  • Contação de histórias;
  • Desafios em equipe (Caça ao tesouro, etc).

Atividades infantis

1. Assuntos básicos são fundamentais para temas que serão posteriormente vistos, por isso devem ser vistos ainda nessa primeira fase da infância, a exemplo dos números.

2. É também nesse mesmo momento que é iniciado o processo de alfabetização, para o qual as letras são fundamentais, auxiliando para a realização da escrita e da leitura.

3. Associado a noção básica desses assuntos, é possível iniciar até mesmo questões mais trabalhadas, a exemplo de cálculos que adição que podem ser voltados para uma simples contagem a princípio.

4. Além disso, existem modelos como a atividade abaixo, que é voltada de forma mais específica para o desenvolvimento da coordenação motora, muito necessário para as crianças.

5. Outros assuntos como as cores são interessantes e baseiam a produção artística, que nessa mesma etapa faz com que possamos trabalhar a ludicidade no espaço escolar.

6. Para treinar a escrita tanto de números quanto de letras, os espaços tracejados são uma ótima opção, guiando o formato a ser seguido.

7. Outro tema a ser trabalhado neste momento é o conhecimento acerca das formas geométricas, que devemos saber identificar graças ao seu visual e características.

8. Falando em percepção visual, isso pode acontecer com base nas cores, ressaltando a noção de cada uma delas.

9. Para o estudo do alfabeto, é possível iniciar de modo mais específico focando nas vogais, seguindo de maneira focada em cada parte.

10. Esperamos que as atividades sugeridas tenham te ajudado a ter uma maior noção de como propor atividades com crianças, funcionando tanto nas escolas quanto fora delas.

Atualizado em: 26/04/2024 na categoria: Atividades, Atividades Alfabetização