» » Cantigas de amigo do trovadorismo

Cantigas de amigo do trovadorismo

As análises relacionadas com as primeiras manifestações da literatura portuguesa exigem diversas considerações sendo que uma delas está relacionada com as cantigas de amigo do trovadorismo.

Estas cantigas possuíam uma origem bem popular tendo surgido não na região francesa de Provença como as cantigas de amor mas sim na Península Ibérica na região hoje ocupada pelos países de Portugal e Espanha.

Por sua relevância histórica e para o estudo completo dos estudantes no ensino médio vamos mostrar a seguir os conceitos e principais características relacionadas com as cantigas de amigo do trovadorismo.

O que são as cantigas de amigo do trovadorismo

Com relação ao seu conceito, as cantigas de amigo do trovadorismo mostram de forma geral a relação de amizade entre duas pessoas sendo que neste caso o trovador assume o papel da mulher na relação amorosa a qual conta para o amigo – referenciado como mãe, irmãs e conhecidas – os dissabores de sua vida amorosa.

Mais Sobre esse Assunto:

Principais características das cantigas de amigo do trovadorismo

Neste tipo de manifestação literária, o eu-lírico (que é um trovador homem) assume a posição de mulher a qual de forma bem humilde e triste canta o desepero de amar e ter sido abandonada.

Além disso, são normais neste tipo de cantiga a mulher contando para a natureza sobre o seu amor idealizado e ainda com relação à impossibilidade de ver o seu amado.

Nas cantigas de amigo do trovadorismo são comuns a presença de recursos para facilitar a memorização como refrão, estribilho, paralelismo e até mesmo reiterações.

A mulher que é mostrada nas cantigas de amigo reflete uma pessoa jovem, que está começando a conhecer as questões do amor e que se lamenta pela ausência do homem amado e se consolando com a possibilidade de um novo encontro em pouco tempo.

Outra características exclusiva deste tipo de cantiga consiste na ausência do amor cortês com vassalagem amorosa presentes nas cantigas de amor pois esta mulher que as cantigas de amigo representam são pessoas do povo comum que fica triste muitas vezes pela ida do amado ou marido para batalhas e guerras.

Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Literatura