Elementos formadores das paisagens naturais

Transcorridos mais de cinco séculos desde o início da colonização portuguesa, o Brasil ainda guarda em seu território uma impressionante diversidade de paisagens naturais, o que constitui inestimável tesouro. Montanhas recobertas por florestas tropicais, campos de gramíneas estendendo-se a perder de vista, planícies inundáveis, a maior floresta equatorial do mundo e serras que abrigam grandes extensões de pinheirais nativos são alguns exemplos da exuberante natureza brasileira.

No entanto, é preciso alertar que essas paisagens naturais, mais do que nunca, correm o risco de desaparecer devido à incessante degradação imposta pelo homem, que age destrutivamente na busca do lucro imediato.

Um dos maiores geógrafos brasileiros, o professor, classificou as paisagens naturais brasileiras sob o ponto de vista pois resultam da interação dos seguintes fenômenos naturais: estrutura geológica e relevo, clima, formação vegetal, rede hidrográfica. Para que possamos compreender melhor as paisagens  identificadas pelo professor bem como apontar algumas ameaças à sua existência, é necessário, antes, estudar cada um dos elementos naturais que as compõem.

Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Geografia Geral