Domínio Espanhol no Brasil

O que ocorreu no Brasil devido ao domínio espanhol? Em 1557 assumiu o reinado de Portugal um jovem rei, D. Sebastião, que reinou até 1578 quando morreu combatendo os mouros no norte da África na batalha de Alcácer Quibir.

O jovem rei, D. Sebastião não deixou descendentes e o seu parente mais próximo era um tio velho, que era cardeal e acabou morrendo sem deixar descendentes em 1580. Porém, o rei da Espanha, Felipe II era neto de D. Manuel, o Venturoso, achava-se com direito ao trono de Portugal, por ser descendente da dinastia de Ávis.

Assim, Portugal com suas colônias na Ásia, na África e na América, passou para o domínio do rei da Espanha. Esta união entre Portugal e Espanha chamou-se de União Ibérica e durou até 1640.

O domínio espanhol modificou a vida dos portugueses na metrópole e na sua colônia do Brasil, pois a Espanha estava acostumada a extrair grandes quantidades de ouro de suas colônias na América, pouca importância deu ao Brasil. Porém, no Brasil, as coisas eram vistas de outra forma.

No que diz respeito ao Tratado de Tordesilhas, este existia para dividir as terras dos portugueses e espanhóis na América; então, com a União Ibérica, ele não teria mais sentido e deixou de ser respeitado pelas entradas e bandeiras e principalmente permitindo a expansão do nosso território, no sentido das grandes minas de ouro e prata dos espanhóis na região onde hoje se situam a Bolívia e o Peru.

Como a Espanha estava envolvida em vários conflitos com outros países europeus, a União Ibérica atraiu contra o Brasil os inimigos da Espanha como a Inglaterra, a França e a Holanda, que organizaram diversas invasões contra o Brasil.

Na metrópole também a situação era péssima, principalmente no que diz respeito à economia que estava arruinada.

Organizou-se, então, em Portugal um movimento pela restauração da autonomia de Portugal liderado pelo Duque de Bragança, que, com a vitória do movimento, foi coroado em 1640 como Rei de Portugal, recebendo o título de D. João IV, marcando o início da Dinastia de Bragança.

Em l642, o Rei D. João IV criou o Conselho Ultramarino, um órgão que se encarregava da administração e exploração colonial. E este foi o domínio espanhol no Brasil.

Atualizado em: 20/08/2018 na categoria: Historia do Brasil